A linguagem visual nas escolas

O conhecimento artístico e o pensamento visual constituem uma forma eficaz de aprimorar competências dos alunos

A linguagem visual e a arte podem ser usadas como recurso mediador na metodologia educacional, visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. Considerando que vivemos em um mundo permeado pela imagem, o professor deve procurar entender o que diz o universo visual que o cerca. Com isso, poderá potencializar seu olhar, visando uma compreensão mais apurada das narrativas visuais criadas pelo homem desde os tempos mais remotos e a absorção de métodos e procedimentos eficazes da linguagem visual contemporânea para a aplicação nos procedimentos de ensino.

Essa forma de encarar a linguagem visual pode representar uma estratégia eficiente de aprendizagem. O conhecimento artístico e, principalmente, o pensamento visual, por terem uma natureza bastante sintética, ou seja, por conseguirem sintetizar grande quantidade e variedade de conteúdo, por meio de imagens ou símbolos, constituem forma eficaz de aprimorar competências, principalmente no que diz respeito à compreensão, interpretação e representação das informações.

Há de se considerar que a linguagem visual e a arte estão intimamente ligadas à possibilidade de uso das linguagem representacionais, como meio potencial para um enfoque interdisciplinar e transdisciplinar. Além dos canais de comunicação tradicionais, existem tipos de estratégias representacionais que podem ser usadas para melhorar e aumentar a capacidade de aprendizagem, como por exemplo a representação simbólica ou a metáfora.

A metáfora é uma forma de linguagem em que se fornece a estrutura, por meio da qual as situações reais e as informação passam a ter sentido. Por isso, é uma das mais importantes formas ligadas à estratégia de pensamento. As metáforas podem ser percebidas como simples "ilustrações" da realidade vivida pelo aluno. Mas, podem também ser percebidas como algo quem influencia profundamente a percepção da realidade das pessoas, sendo uma maneira efetiva de representar questões importantes relativas a valores e à identidade.

Ao representar metaforicamente um conceito, o professor inicia novas associações quanto à compreensão desse conceito, estimulando raciocínios que podem levar ao nível de abstração necessário para transferir ou aplicar aprendizagens específicas.

Per Christian Braathen, coordenador do Curso Mídias na Educação, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressalta que a linguagem visual tem grande potencial para o trabalho com essas formas de representação.

Equipe de Redação 06-07-2012 Metodologia de ensino

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.