Brincar é tão importante e sério para a criança como trabalhar é para o adulto. Isso explica por que encontramos tanta dedicação da criança em relação ao brincar.
Brincando, ela imita gestos e atitudes do mundo adulto, descobre o mundo, vivencia leis, regras, experimenta sensações, aprende e se socializa.
A brincadeira desenvolve aptidões físicas, mentais e emocionais das crianças. Uma infância estimulante, com brincadeiras apropriadas a cada etapa de desenvolvimento contribuem para a formação de uma personalidade íntegra e completa.
Para estabelecer a qualidade de experiências que serão vividas pela criança, as brincadeiras devem ocorrer em um ambiente adequado e motivador.
Quando brinca, a criança se defronta com desafios e problemas, devendo constantemente buscar soluções para as novas situações.
A brincadeira auxilia a criança a criar uma imagem de respeito por si mesma, e a manifestar gostos, desejos, dúvidas, mal-estar, críticas, aborrecimentos etc.
Se observarmos atentamente a criança brincando, constatamos que nesse brincar está presente a construção de representações de si mesma, do outro e do mundo, ao mesmo tempo em que comportamentos e hábitos são revelados e internalizados por meio das brincadeiras.
Através da brincadeira, a criança consegue expressar sua necessidade de atividade, sua curiosidade, seu desejo de criar, de ser aceita e protegida, de se unir e conviver com outros.
Brincar exige troca de pontos de vista, o que leva a criança a observar os acontecimentos sob várias perspectivas. Sozinha ela pode dizer e fazer o que quiser pelo prazer e pela contingência do momento, sem maiores preocupações.
Todavia, diante de outras pessoas, percebe que deve pensar aquilo que vai dizer, que vai fazer, para que possa ser compreendida. A relação com o outro, portanto, permite que haja um avanço maior na organização do pensamento do que se cada criança estivesse só.
Gostou do assunto? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da Área Educação Infantil
Por Daniela Guimarães.