Receita de Compota de Abacaxi

As compotas nos remetem à infância. Ao cheirinho que vinha da cozinha quando nossas avós preparavam uma delícia de nos dar água na boca. Saboreada pura, com iogurte, com sorvete, ou ainda com o tradicional queijo mineiro, as compotas de frutas agradam aos mais exigentes paladares. Pensando nisso,

Assim como nossas avós faziam, a compota de abacaxi é feita no método tradicional, de forma prática e fácil de preparar

Receita de Compota de Abacaxi

As compotas nos remetem à infância. Ao cheirinho que vinha da cozinha quando nossas avós preparavam uma delícia de nos dar água na boca. Saboreada pura, com iogurte, com sorvete, ou ainda com o tradicional queijo mineiro, as compotas de frutas agradam aos mais exigentes paladares. Pensando nisso, escolhemos uma receita prática e fácil de fazer: a compota de abacaxi.

Antes de colocarmos a mão na massa, é bom lembrar que para aumentar a durabilidade do doce é necessário que o pote de acondicionamento da compota seja esterilizado.

Além disso, sua tampa deve possuir uma boa vedação para que não entre ar. Esta também deverá ser higienizada com detergente ou sabão. Tudo deverá estar completamente limpo, livre de sujidades que contaminariam o doce.

Segundo a professora Maria da Graça Lima Bragança, do Curso Como Produzir Doces em Calda e Compotas, o  processo é artesanal. Basta forrar o fundo de uma panela grande com um pano de prato limpo. Em seguida, o pode deve ser cuidadosamente colocado sobre o pano e coberto com água. Leve ao fogo e ferva por aproximadamente 15min.

Quando faltar 5 minutos antes do tempo recomendado, disponha a tampa para que também seja esterilizada. Por fim, deixe que ambos esfriem naturalmente. Vire o pote e a tampa em outro pano limpo até que ambos sequem por completo.

Enquanto isso ocorre, vamos ao preparo da compota?

Ingredientes:

1 abacaxi maduro descascado;

1 xícara (chá) de água;

12 colheres dosadoras de adoçante culinário;

1/2 envelope de gelatina em pó sem sabor, incolor.

Modo de Preparo:

Descasque completamente o abacaxi até que não haja resquício de casca;

Retire o miolo e pique-o em pedaços médios;

Em uma panela, cozinhe o abacaxi (com 3/4 da água total) em fogo brando;

À parte, misture o restante da água com a gelatina até que dissolva bem;

Retire a panela do fogo e misture a gelatina e o adoçante próprio para cozinha.

*Se preferir, adicione cravo à compota.

Dicas:

Prefira vidros com tampas de pressão, que se fecham por meio de presilhas metálicas, pois os com tampa de rosca podem oxidar facilmente.

Observe a compota durante três dias para averiguar se o vidro ficou bem vedado. Caso não esteja, retire a compota e ferva o vidro e a tampa novamente para vedá-lo melhor.

Guarde a compota em local longe da luz para que a fruta permaneça com seu aspecto natural e não altere suas características nutritivas.

A durabilidade da compota vai de seis meses a um ano quando fechada. Após aberta, pode durar em torno de uma semana no refrigerador.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Tudo Gostoso e Tudo para Vegetarianos.

Andréa Oliveira 10-04-2015 Culinária

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.