Características dos serviços hoteleiros

O hotel é um estabelecimento de caráter público, que tem as funções de oferecer serviços hoteleiros de qualidade como: acomodação, alimentos, bebidas e lazer. Além disso, também tem seus espaços utilizados para a realização de eventos de diversos tipos.

A interação entre os funcionários e o cliente é uma característica especial dos serviços hoteleiros

  Grande parte das operações de um hotel está relacionada com a prestação de serviços pelos funcionários

O hotel é um estabelecimento de caráter público, que tem as funções de oferecer serviços hoteleiros de qualidade como: acomodação, alimentos, bebidas e lazer. Além disso, também tem seus espaços utilizados para a realização de eventos de diversos tipos.

A hotelaria é uma atividade, essencialmente, de prestação de serviços e apresenta as seguintes características:

Qualidade dos serviços

Como os serviços não podem ser vistos, provados, ou mostrados, antes de comprados, os consumidores buscam, como forma alternativa, indicadores da qualidade dos mesmos. Em hotéis, esses indicadores são o apartamento, a decoração, a segurança, a limpeza, a disponibilidade dos funcionários, dentre outros.

Interação entre os funcionários e o cliente

Os serviços são primeiramente vendidos e depois, simultaneamente, produzidos e consumidos. Quem fornece também faz parte desses serviços. O cliente, por sua vez, deve estar presente no momento em que este serviço é produzido. Portanto, a interação entre os funcionários e o cliente é uma característica especial dos serviços de hotelaria.

Seleção e treinamento dos funcionários

A atitude do funcionário afeta a qualidade do serviço. Há diferenças na forma de atender de os funcionários e, ainda, um mesmo funcionário pode apresentar variações de humor e de disposição de um dia para o outro. Investir em seleção e treinamento dos funcionários é uma forma de diminuir a variabilidade dos serviços em hotéis.

Padronização dos serviços

Os procedimentos para arrumação dos apartamentos, para servir os alimentos e bebidas e outros serviços, são padronizados nos hotéis e se aplicam à todos os hóspedes. Ao mesmo tempo em que existe uma padronização dos serviços, é importante que as necessidades de cada hóspede sejam atendidas individualmente.

Qualificação da mão-de-obra

Grande parte das operações de um hotel está relacionada com a prestação de serviços pelos funcionários. Por isso, é importante selecionar e manter pessoas qualificadas para prestar serviços de alta qualidade, para o sucesso do hotel.

Siga as dicas do Portal Tecnologia e Treinamento e invista neste ramo da hotelaria. Hoje, dia do hoteleiro, aproveite as oportunidades e adquira um curso CPT da área Hotelaria, como o Curso Como Administrar Hotéis, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 09-11-2012 Hotelaria
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.