Habilidades que uma camareira deve ter

A camareira deve cuidar da apresentação e da postura profissional: cuidar bem da higiene pessoal, do uniforme e de acessórios que influenciam a aparência

 

A camareira que atua em hospedagens ocupa-se, principalmente, da limpeza, da higienização e da arrumação de unidades habitacionais e áreas sociais, além da inspeção de check out, reposição e controle de material, e do atendimento a pedidos e reclamações.

Limpeza, higienização e arrumação

Incluir atividades como varrer, aspirar, lavar, higienizar, polir, remover manchas simples de sanitário, box, piso, minibar, janela, parede, mobília, espelho, quadro e demais itens da unidade habitacional e da área social.

Arrumação de unidades habitacionais ocupadas

A camareira desenvolve atividades como arejar; retirar o material do serviço de room service; fazer cama; repor toalha, sabão e outros itens; reabastecer o minibar; retirar e recolocar exatamente no mesmo lugar os pertences do hóspede.

Deixar a unidade habitacional adequada para receber os hóspedes

Essa atividade pode incluir conferir arrumação, limpeza e integridade da unidade habitacional; montar cama extra ou berço; acrescentar ou retirar item; arejar e arrumar enxoval de acordo com a demanda do hóspede.

Inspeção da unidade habitacional

A profissional deve fazer inspeção visual da aparência e da qualidade, após a finalização do serviço de arrumação e limpeza; conferir o consumo do minibar; conferir a integridade das instalações, o escoamento de água e a ausência de algum item; verificar o funcionamento de interruptor, luz, televisor, rádio, telefone, controle, ar condicionado, janela, porta, gaveta, box, chuveiro e outros; detectar a presença de inseto, odor e ruído excessivo.

Dar apoio à segurança e à privacidade do hóspede

Deve impedir o acesso de pessoas estranhas; observar fluxo e tipo de bagagem; comunicar à administração anormalidades de comportamento ou de uso do hotel; assegurar sigilo sobre hábitos do hóspede.

Luciana R. Tebar, coordenadora do Curso Treinamento de Camareira, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que a camareira deve cuidar da apresentação e da postura profissional, o que inclui cuidar bem da higiene pessoal, do uniforme e de acessórios que influenciam a aparência; utilizar tratamento formal com hóspedes e com os colegas de trabalho e manter conduta discreta.

Equipe de Redação 07-08-2012 Hotelaria

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.