A camareira que atua em hospedagens ocupa-se, principalmente, da limpeza, da higienização e da arrumação de unidades habitacionais e áreas sociais, além da inspeção de check out, reposição e controle de material, e do atendimento a pedidos e reclamações.
Limpeza, higienização e arrumação
Incluir atividades como varrer, aspirar, lavar, higienizar, polir, remover manchas simples de sanitário, box, piso, minibar, janela, parede, mobília, espelho, quadro e demais itens da unidade habitacional e da área social.
Arrumação de unidades habitacionais ocupadas
A camareira desenvolve atividades como arejar; retirar o material do serviço de room service; fazer cama; repor toalha, sabão e outros itens; reabastecer o minibar; retirar e recolocar exatamente no mesmo lugar os pertences do hóspede.
Deixar a unidade habitacional adequada para receber os hóspedes
Essa atividade pode incluir conferir arrumação, limpeza e integridade da unidade habitacional; montar cama extra ou berço; acrescentar ou retirar item; arejar e arrumar enxoval de acordo com a demanda do hóspede.
Inspeção da unidade habitacional
A profissional deve fazer inspeção visual da aparência e da qualidade, após a finalização do serviço de arrumação e limpeza; conferir o consumo do minibar; conferir a integridade das instalações, o escoamento de água e a ausência de algum item; verificar o funcionamento de interruptor, luz, televisor, rádio, telefone, controle, ar condicionado, janela, porta, gaveta, box, chuveiro e outros; detectar a presença de inseto, odor e ruído excessivo.
Dar apoio à segurança e à privacidade do hóspede
Deve impedir o acesso de pessoas estranhas; observar fluxo e tipo de bagagem; comunicar à administração anormalidades de comportamento ou de uso do hotel; assegurar sigilo sobre hábitos do hóspede.
Luciana R. Tebar, coordenadora do Curso Treinamento de Camareira, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que a camareira deve cuidar da apresentação e da postura profissional, o que inclui cuidar bem da higiene pessoal, do uniforme e de acessórios que influenciam a aparência; utilizar tratamento formal com hóspedes e com os colegas de trabalho e manter conduta discreta.