Cultivo de agapanto

O Agapanto produz belas inflorescências, de formato globular, composto por flores de uma só cor e atende ao segmento de flores cortadas. A inflorescência cresce na extremidade da haste, que chega a alcançar mais de um metro de altura, e apresenta alta durabilidade depois de cortada, sendo muito

Produção de mudas, plantio, cultivo e floração do agapanto

  O Agapanto também é utilizado como planta ornamental principalmente em jardins, por conta da beleza de sua folhagem, que se mantém verde clara durante todo o ano

O Agapanto produz belas inflorescências, de formato globular, composto por flores de uma só cor e atende ao segmento de flores cortadas. A inflorescência cresce na extremidade da haste, que chega a alcançar mais de um metro de altura, e apresenta alta durabilidade depois de cortada, sendo muito utilizada, por isso, em arranjos florais diversos.

A floração acontece na primavera e depende de indução floral causada pelas baixas temperaturas do inverno. Considera-se esta característica de produzir flores apenas parte do ano, como uma desvantagem para a planta. Por outro lado, o fato da florada acontecer na primavera, indica que haverá maior disponibilidade de flores no início do mês de novembro, período do feriado de finados, quando a comercialização de flores é muito intensa e o mercado se mostra favorável ao produtor, pagando bons preços.

As flores apresentam cores variadas, destacando-se:

  • lilás;
  • rosa;
  • branco.

O Agapanto também é utilizado como planta ornamental principalmente em jardins, por conta da beleza de sua folhagem, que se mantém verde clara durante todo o ano. Contribui para esta utilização uma característica em especial: a rusticidade. Exige, por isso, tratos culturais muito simplificados, o que vai representar diminuição nos custos de manutenção dos jardins.

Produção de Mudas

O rendimento médio do Agapanto na divisão de touceiras para produção de mudas é de seis a oito mudas por planta. Escolhidas as plantas para divisão, faz-se a retirada do solo cuidadosamente sem danificar o rizoma.

Para o corte da planta, utiliza-se um facão procurando separar perfilhos individuais que formarão as novas mudas. Uma muda com maior potencial de pegamento deverá contar com um pedaço de rizoma e deverá ter o excesso de raízes cortado, sendo feita, também, a poda das folhas. A poda das folhas, por sua vez, é importante porque irá diminuir a transpiração pelas folhas, facilitando o pegamento.

Plantio e Cultivo

Para o plantio do agapanto, prepara-se o solo com aração em profundidade variando de 20 a 25 centímetros e posterior gradagem. O espaçamento utilizado é o mesmo do hemerocale: 60 cm x 1,00 m. Se for o caso de plantio em covas, as medidas são: 20 a 25 cm de largura por 20 a 25 cm de profundidade, com no máximo uma planta para cada meio metro de sulco.

No plantio, é feita a aplicação dos adubos orgânicos e químicos, que devem ser incorporados no solo no fundo dos sulcos ou das covas. A formulação do adubo vai depender da análise do solo. Como alternativa, pode-se utilizar a formulação 4-14-8, à base de 50 gramas por cova. A adubação de manutenção é feita em duas aplicações anuais (em períodos que antecedam a estação chuvosa) que totalizem 100 - 150 g da mistura fertilizante, 10-5-10 por metro linear. Capinas, adubação de manutenção e irrigação são feitas de forma convencional de maneira idêntica à utilizada para estrelícia e hemerocale.

Floração

A primeira inflorescência do Agapanto é lançada depois de um ano de cultivo. A colheita das inflorescências é feita quando ela começa a se expandir, com os botões florais ainda fechados. A colheita é feita cortando-se as hastes próximas à base, com tesoura de poda, com todo cuidado para não danificar as inflorescências.

José Geraldo Barbosa, coordenador do Curso Produção Comercial de Strelítzia, Agapanto e Hemerocale, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá a dica: "Para que as flores não percam a turgidez e, em consequência a sua beleza, as hastes devem permanecer mergulhadas em água enquanto esperam pelo transporte até o ponto de venda a varejo. A vida útil da haste também pode ser aumentada, armazenando-se as inflorescências em câmara fria".

Equipe de Redação 11-06-2013 Floricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.