Avaliação de bovinos de corte para compra e seleção

Como avaliar bovinos de corte para compra e seleção

O mercado de animais vivos na bovinocultura de corte brasileira tem crescido muito, exigindo do pecuarista conhecimentos cada vez mais consistentes sobre a avaliação de animais na hora da compra. Ao mesmo tempo, programas de melhoramento genético e práticas de seleção, desde as mais complexas até as mais simples, se disseminam por muitas propriedades, exigindo que o manejador saiba como avaliar visualmente os bovinos.

Dos grandes produtores de animais de elite, até o criador comercial, o mercado de gado de corte está estruturado, segundo alguns estudiosos, em forma de uma pirâmide, em cuja base estão os rebanhos comerciais, de cria, recria e engorda, dedicados à produção comercial de animais destinados ao abate. No seu topo, está o rebanho de elite, produzindo e comercializando sêmen, embriões e animais vivos. Já na porção mediana, também com bovinos de raças puras, está o rebanho multiplicador, que vai produzir touros para os rebanhos comerciais, a partir da genética dos rebanhos de elite.

Pode-se afirmar que, nesses três níveis, o comércio de animais vivos é constante e há necessidade de conhecimento da avaliação dos animais, quanto ao reprodutor, bezerro desmamado para engorda, vaca de elite e novilhas adquiridas para incremento de um plantel. Para isso, o pecuarista pode contar com técnicas de avaliação bem conhecidas e avaliações de tipo.

O curso "Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta as técnicas de avaliação, mostrando as características a serem consideradas na hora de comprar ou selecionar os animais. A coordenação técnica do curso ficou a cargo dos professores Luiz Antônio Josahkian e Carlos Henrique Cavallari Machado, ambos da FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba, e superintendentes da ABCZ - Associação Brasileira de Criadores de Zebu.

http://www.youtube.com/watch?v=n7JBJtRXO-4

Marconi Vieira 15-04-2010 Pecuária de Corte
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.