Raças Simbrasil e Pinzgauer

Raça Simbrasil

Essa raça é brasileira, fixada em 5/8 de sangue Simental e 3/8 Zebu. A base genética de formação do Simbrasil surgiu do acasalamento dos touros Simental com vacas Guzerá leiteiras, produzindo cruzamentos utilizados como bois-de-carro e matrizes leiteiras.

História

A história da criação do Simbrasil teve início em 1945, quando Agostinho Caiado Fraga, vislumbrou a viabilidade de fixação da raça, com base no resultado de cruzamento entre animais Simental e Guzerá, feitos por ele em seu criatório, em Muqui (ES).

Características

Segundo a ABCRSS (Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil), as características funcionais, ou seja, o padrão genético da raça, são as colorações avermelhadas, com manchas brancas ou amareladas. Mas, admitem-se partes mais escuras devido ao cruzamento com as diversas raças zebuínas nacionais.

Aptidões

Trata-se de uma raça de dupla aptidão, leite e carne. As fêmeas pesam em média 600kg e os machos em média 1.000kg. Os novilhos atingem em média 470kg no abate aos 18-24 meses.

Raça Pinzgauer

Raça Pinzgauer

É uma raça originária do Vale de Pinsgau, na Áustria, província de Salzburgo, tendo sido formada pelo cruzamento de diversas raças primitivas, destacando-se entre elas o gado Molltal de Carintia, o Pustertal e o TuxZillertal do Tirol. Embora muito antiga, somente no século XIX, a raça Pinzgauer adquiriu grande popularidade na Áustria.

História

Há relatos de que desde 500 a.C., pastores dos Alpes começaram a desenvolver uma raça de gado vermelho e branco do gado nativo vermelho da Baviera.

Em 1871, o gado Pinzgauer foi enviado para a Exposição Universal de Paris. No início de 1900, uma série de reprodutores bovinos foram exportados para a África do Sul, que tem um dos maiores rebanhos de animais puro sangue do mundo.

Características

A pelagem básica é a castanha, variando de clara até escura, com uma franja branca bem definida, de largura variável, ao longo do dorso e do lombo, caindo no posterior, seguindo a cauda. Os chifres saem lateralmente nos machos, já nas fêmeas, podem encurvar-se para diante e para cima.

Com chifres ou mocho, Pinzgauers têm pigmentação de pele vermelha sob um casaco castanho e manchas no dorso, cauda e tambor.

Aptidão

O gado Pinzguaer é de dupla finalidade, mas vem sendo cada vez mais selecionado para a produção de leite, com média de 3.500 e 4.00 litros e com recorde pouco acima de 10.000 litros.

Confira outras informações sobre gado leiteiro na área Gado de Leite, elaborada pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 23-07-2012 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.