Planejamento para operar uma sorveteria

Uma boa parceria com fornecedores é importante para garantir o suprimento e a qualidade da matéria-prima

A manutenção do fluxo de fornecimento da matéria-prima é também fator decisivo para um bom negócio. É por isso que o fornecedor tem de ser cativado e trabalhado. Lembre-se de que o seu fornecedor poderá ser um potencial concorrente.

Uma boa parceria com fornecedores é importante para garantir o suprimento e a qualidade da matéria-prima. Como a matéria-prima para fabricação de sorvete já é quase toda industrializada, deve-se conhecer quem são os possíveis fornecedores (lojas especializadas), para que se tenha contato para pesquisar preço, prazo etc.

É importante que se faça uma programação das necessidades de compra de matéria-prima, bem como um acompanhamento dos preços para que estes estejam sempre compatíveis com os níveis de rentabilidade esperados. Esse planejamento permitirá negociar com os fornecedores preços mais estáveis.

Perfil do empreendedor

O empreendedor é um agente econômico especial, às vezes sonhador, que tem a capacidade de transformar boas ideias em um negócio rentável. No entanto, ninguém nasce com todas as habilidades desejáveis de um empreendedor. Muitas das características pessoais positivas são adquiridas ou lapidadas com o passar do tempo, seja pela vivência, seja por estudo e observação daquilo que acontece ao ser redor. Mesmo assim, recomenda-se um mínimo de conhecimentos gerenciais e técnicos para levar à frente um empreendimento. Dentre os aspectos fundamentais da personalidade que um empreendedor deve ter, destacam-se:

Criatividade: aceitar desafios e buscar medidas viáveis para a solução de problemas.

Liderança: capacidade de inspirar confiança, motivar, delegar responsabilidades, formar equipe, criar equipes, saber compartilhar ideias, aceitar opiniões, elogiar e criticar pessoas.

Organização: compreender as relações internas para ordenar o processo produtivo e administrativo de forma lógica e racional; entender as alterações ocorridas no ambiente externo, de forma a estruturar a empresa para melhor lidar com essas mudanças.

É importante que ele defina a sua estratégia de atuação, de forma a garantir de um lado o fornecimento de sua matéria-prima e insumos indispensáveis, e de outro, os canais de comercialização.

Busca de informações

Se você não é do ramo, por um lado isto é bom, porque não tem vícios e sabe que tem de aprender muito. O caminho é o mesmo: pesquisar, conversar com pessoas do ramo e questionar até entender como se ganha dinheiro com uma sorveteria.

É normal pensar que fazer amizades ou interagir com empresários do ramo é difícil, pois estes não darão informações sobre as características do negócio para um "futuro concorrente". Não é verdade! As pessoas gostam de trocar ideias e falar das dificuldades. Basta ser franco na conversa, apresentando-se e explicando sua situação. Para começar, busque empresas em bairros distantes ou até mesmo cidades vizinhas, pois assim ninguém se sentirá ameaçado.

Plano de negócio

O plano de negócio é o projeto da empresa, no qual cada um dos aspectos será esmiuçado, estudado, compreendido e dominado para que haja habilidade suficiente para a tomada de decisões acertadas.

Segundo Ronaldo Santana Oliveira, coordenador do Curso Como Montar e Operar uma Sorveteria, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "um plano de negócio pode ser entendido, então, como um conjunto de respostas que definem os produtos e os serviços que serão oferecidos, o formato de loja mais adequado, o modelo de operação que viabilize a disponibilização desses produtos e serviços, e o conhecimento, as habilidades e atitudes que os responsáveis deverão possuir e desenvolver".

Equipe de Redação 09-11-2011 Como Montar

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