Maternidade para suínos gourmet: fatores que interferem na construção

Um dos fatores que determinam as características da maternidade para suínos é a temperatura do ambiente

Maternidade para suínos gourmet: fatores que interferem na construção

Leitoas e filhotes possuem exigências térmicas muito distintas umas das outras, o que tornam necessárias algumas adaptações no ambiente para atender a ambos.

“Os filhotes, como nascem sem a função de termorregulação corporal, precisam ser mantidos sob uma faixa de temperatura que varia de 32 a 36°C”, explica Rony Antonio Ferreira, Professor do Curso CPT Produção de Suínos Gourmet.

as fêmeas são severamente afetadas pelo calor, baixando o consumo de alimento, que provoca menos produção de leite e, consequentemente, leitões mais leves ao desmame.

Nesse sentido, as leitoas requerem um ambiente com temperatura amena, em uma faixa que, certamente, colocaria os filhotes em risco. Mas apesar disso, as instalações devem ser construídas pensando nelas.

Matrizes em estresse térmico não se alimentam direito, perdem peso e, consequentemente, não produzem leite em quantidade e qualidade suficientes, de modo que seus leitões não alcançarão o peso desejado no tempo adequado, além de atrapalhá-la a atingir o próximo cio.

O tamanho das gaiolas também precisa permitir a movimentação das matrizes e contar com uma altura mais baixa para evitar que se esforcem muito.

As gaiolas são necessárias como proteção para evitar o esmagamento dos leitões e para facilitar o acompanhamento do parto e dos primeiros dias de vida dos filhotes.

Gostou do assunto? Quer saber mais sobre o Curso? Assista ao vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Suinocultura.
Por Daniela Guimarães

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 02-12-2022 Abelhas e Suínos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.