O uso do flash

Os flashes automáticos são controlados pela câmera e não exigem conhecimentos do fotógrafo

O flash é o elemento utilizado para fornecer a luz necessária para fotografar em condições de pouca ou nenhuma iluminação, bem como em situações especiais onde se torna necessário equilibrar a luz ambiente, visando suavizar sombras fortes.

Os flashes automáticos são totalmente controlados pela câmera e não exigem conhecimentos do fotógrafo. Já nos manuais, torna-se necessário definir a abertura adequada do diafragma, uma vez que a velocidade (tempo de exposição) do obturador deverá ser a velocidade de sincronismo da câmera fotográfica ou valores inferiores (tempos de exposição maiores).

Saber a velocidade de sincronismo é muito importante, pois quando o botão do clique é pressionado (dispara a câmera), a cortina do obturador se abre. Em seguida, o flash dispara e só depois a cortina se fecha.

Assim, o flash será disparado durante o momento em que a cortina do obturador estará totalmente aberta, possibilitando, assim, ao filme fotográfico ou ao sensor digital receber a imagem do elemento a ser fotografado totalmente iluminada.

A velocidade de sincronismo é a maior velocidade (menor tempo de exposição) que possibilita disparar o flash durante o tempo em que a cortina do obturador estará totalmente aberta. Em outras palavras, fotografar com flash utilizando a velocidade de sincronismo é garantia de que ele será disparado quando o filme ou sensor digital estará totalmente exposto.

Ao utilizar maiores valores de velocidade (menor tempo de exposição), o flash será disparado quando a cortina do obturador estiver fechada, o que causará o bloqueio da luz em uma parte da fotografia. Já as velocidades inferiores às de sincronismo poderão ser obtidas tomando-se o cuidado para não utilizar valores baixos demais (longos tempos de exposição), o que certamente causará tremidos nas fotos.

A velocidade de sincronismo pode variar de acordo com a marca e o modelo da câmera. Por isso, ela deverá ser obtida no manual de utilização do equipamento.

Para utilizar flashes manuais, é necessário, então, determinar a abertura a ser utilizada. Isso poderá ser feito consultando as tabelas existentes nos flashes que são apropriadas para essa finalidade. Elas são baseadas no número-guia do material, que é um fator específico de cada modelo, que está relacionado com a potência do disparo do flash e com as condições de iluminação proporcionadas  pelo disparo. Esse fator é determinado pelo fabricante para a sensibilidade de captura ISO 100. Para mais esclarecimentos sobre a forma de utilizar tais tabelas, será preciso consultar o manual de utilização do flash.

Segundo Júlio Alessi, coordenador do Curso de Fotografia, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, existe outra maneira de utilizá-lo, sem as tabelas. Para isso, basta saber o número-guia e a distância entre o elemento a ser fotografado e o fotógrafo. A relação entre estes dois parâmetros indica qual deverá ser a abertura do diafragma para obter a foto com as condições adequadas de iluminação.

O número-guia e a distância entre o elemento e o fotógrafo deverão ser dados em metros ou pés (unidade de medida do sistema americano. 1 pé = 30,48cm <=> 0,3048m).

Equipe de Redação 17-02-2012 Como Fazer

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.