Meio ambiente como tema transversal

Essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade humana

O tema transversal meio ambiente é proposto tendo como objetivo organizar o ensino de maneira a proporcionar aos alunos oportunidades de utilizar o conhecimento sobre o meio ambiente. Seja em atividades na própria escola, seja nos movimentos da comunidade, a intenção é compreender a realidade e atuar nela.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais preveem que os conteúdos de meio ambiente sejam integrados aos demais, numa relação de transversalidade, de modo que a prática educativa seja impregnada pelo tema, permitindo uma visão global e abrangente da questão ambiental. Segundo Gínia César Bontempo, coordenadora do Curso Meio Ambiente - Tema Transversal - Fundamental I, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "a perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo em que se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida".

Ao mesmo tempo, coloca que na educação essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da corresponsabilidade, da solidariedade e da equidade.

Nesse contexto, a educação é estratégica, pois uma das principais conclusões assumidas internacionalmente, nos dias de hoje, é que as nações invistam numa mudança de mentalidade. Para isso, a proposta é conscientizar os grupos humanos sobre a necessidade de adotar novos pontos de vista e novas posturas diante dos dilemas e das constatações sobre a questão ambiental.

Para os PCNs, o Brasil, além de ser um dos maiores países do mundo em extensão territorial, possui inúmeros recursos naturais de fundamental importância para todo o planeta: desde ecossistemas importantes, como as florestas tropicais, o pantanal, o cerrado, os mangues e as restingas, até uma grande parte da água doce disponível para o consumo humano.

O nosso país é dono de uma das maiores biodiversidades do mundo e de uma enorme riqueza cultural vinda da interação entre os grupos étnicos (americanos, africanos, europeus, asiáticos). Entretanto, parte desse patrimônio cultural consiste no conhecimento importantíssimo, mas ainda pouco divulgado, dos ecossistemas locais (funcionamento, dinâmica e recursos), sentenciando ser preocupante a forma como os recursos naturais e culturais brasileiros vêm sendo tratados.

Equipe de Redação 22-02-2012 Metodologia de ensino

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