Aprenda a fazer comida japonesa

No Japão, vários restaurantes mantêm enormes aquários em seu interior, permitindo que o cliente escolha o alimento ainda vivo

Curso de cozinha japonesa
Pratos típicos da culinária japonesa

A culinária japonesa é reconhecida internacionalmente como rica e saudável. Isso porque ela preconiza a utilização de ingredientes frescos e um preparo lento de seus pratos, ricos em sabor e elaborados em quantidades limitadas. Contempla gostos e aromas que remetem à natureza, a ambientes familiares e a reuniões de amigos em casa. Nela tudo é feito com simplicidade e elegância em todos os aspectos, a começar pela escolha e pelo tipo dos ingredientes, passando pela forma de prepará-los, a decoração dos pratos, até à escolha dos talheres e das louças em que serão servidas as refeições.

As preparações japonesas não contemplam o convencional, pelo contrário, tudo é bastante original, procurando expressar leveza, alegria, simplicidade e harmonia. A culinária baseia-se, principalmente, em ingredientes como peixes, algas, arroz, legumes, soja, pasta fermentada (missô) e queijo de soja (tofu). Com esses ingredientes, é possível fazer preparações adequadas para serem degustadas em qualquer época do ano, seja no período quente ou frio.

Na gastronomia japonesa, a obsessão pelo peixe fresco é tanta, que no Japão vários restaurantes mantêm enormes aquários em seu interior, permitindo que o cliente escolha o peixe de sua preferência ainda vivo. Além disso, o tempo de cozimento dos ingredientes é característica marcante, pois é feito de modo a conservar o frescor e, sempre que possível, mantendo as cores naturais, realçando o aroma e o sabor dos mesmos.

O “Curso de Cozinha Japonesa”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, apresenta as informações necessárias para a elaboração de diversas receitas. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Rosny Gerdes Filho, formado em gastronomia e especialista em cozinha internacional; e do professor Thiago Minqueti Menezes, também formado em gastronomia, especialista em cozinha japonesa, ambos da HOTEC - Faculdade de Tecnologia em Hotelaria, Gastronomia e Turismo, de São Paulo.

http://www.youtube.com/watch?v=GXP1jdpO8lk

Marconi Vieira 01-04-2010 Culinária

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.