O cultivo do lírio

Os lírios do grupo dos híbridos orientais são comercializados em Holambra em maços de 10 botões

 

Existem quatro tipos de híbridos de lírios mais cultivados comercialmente no Brasil:

Híbrido Longiflorum - nativo do Brasil, apresenta coloração branca, tendo suas flores conhecidas em muitas regiões do país como flor de São José. A florada acontece entre setembro e novembro. Por isso, o lírio é tão conhecido popularmente como flor de finados.

L. A. Híbridos - são resultado do cruzamento entre o lírio nativo brasileiro (Longiflorum) e os híbridos asiáticos, produzem plantas com formato muito parecido com as dos híbridos asiáticos, mas o tamanho do botão floral é semelhante ao do lírio oriental.

Híbridos orientais - originaram-se no Japão e apresentam botões florais maiores que os produzidos pelos híbridos asiáticos. Outra característica morfológica que os diferencia é a maior largura das folhas, que também são menos numerosas. Podem apresentar coloração de flores branca e rosa, e produzem um aroma bastante acentuado.

Híbridos asiáticos - são muito populares nos cultivos comerciais. Apresentam folhas menores e em maior número que os híbridos orientais. As flores também são menores. A coloração é bastante variada: amarela, laranja, rosa, salmão e vinho.

Os lírios do grupo dos híbridos orientais são comercializados em Holambra em maços de 10 botões. As hastes devem ser retas e tanto as folhas como as flores devem estar livres de sujeiras, restos de agrotóxicos ou sinais de pragas e doenças. Se mantidas com a base da haste mergulhada em água, as flores podem alcançar durabilidade de pelo menos 10 dias.

 Segundo José Geraldo Barbosa, coordenador do Curso Produção Comercial de Lírios, Gladíolos e Amaryllis, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, os lírios do grupo asiático são comercializados em Holambra com uma diferença em relação aos orientais: ao invés de maços de 10 botões, são utilizadas as hastes como referência. Comercializam-se oito hastes, medindo entre 50 e 90cm, contendo um número mínimo de 20 botões.

Equipe de Redação 27-07-2012 Floricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.