Saiba mais sobre a raça Jersey

A raça Jersey está, há mais de 100 anos, fazendo história e sucesso no Brasil

A raça Jersey é originária da Ilha de Jersey, situada no Canal da Mancha, Inglaterra. Essa ilha tem apenas 11.655ha entre a Inglaterra e a França. O gado Jersey tem sido criado puramente há mais tempo do que qualquer outra raça bovina.

Essa raça desenvolveu-se a partir do ano 1100, adaptada às necessidades dos habitantes da ilha e à limitada produção de forrageiras devido à ocupação de parte dos campos com outros cultivos essenciais à alimentação do povo, em especial a batatinha.

A origem da raça Jersey é muito discutida, alguns autores acreditam que ela pode ter sido originada   a partir da raça Bretona ou da Normanda, outros citam como originária de raças germânicas. Há ainda quem acredita que a raça Jersey se formou por cruzamento do pequeno gado negro da Bretanha com os grandes bovinos vermelhos da Normandia. Mediante rigorosa seleção, fixou-se um tipo uniforme com as atuais características tornando-se a raça que mais manteve seu estado de pureza.

Em 1763, foram decretadas leis que proibiam a entrada na Ilha Jersey de qualquer animal vivo que pudesse transmitir doenças aos bovinos. Em uma ilha como a de Jersey, que tem de 17.500 m de comprimento por 14.500 de largura e que devido à sua pequena área, provavelmente, nunca comportou mais do que 10.000 cabeças, não foi difícil atingir as metas de seleção. Os animais que vão competir em exposição fora da ilha lá são vendidos por não poderem retornar à origem. Essas leis sacramentam a pureza da Raça.

No Brasil, o gado Jersey foi introduzido no Rio Grande do Sul pelo grande pecuarista Joaquim Francisco de Assis Brasil, que formou seu primeiro criatório na Granja de Pedras Altas, no então município de Herval, atual Pedras Alta, sobre o afixo Itaevaté.

Características da raça

Os animais dessa raça são de pequeno porte. Sua pelagem é parda, variando do pardo-escuro ao amarelo-claro. Nas extremidades do corpo e na face, a pelagem é mais escura. A cabeça é pequena, curta e de perfil côncavo. Possui olhos grandes e proeminentes.

O pescoço é esbelto, de comprimento médio nas vacas e musculoso nos machos. O corpo é alongado em forma de triângulo, como é desejável no gado leiteiro.

O leite produzido pela raça Jersey se comparado ao produzido por outras raças é tido como rico em proteína, lactose, vitaminas, minerais e gordura. Assim, quanto mais componentes os leite tiver mais saboroso e nutritivo ele será.

Aptidão

É uma raça especializada em produção de leite, com grande porcentagem nos teores de sólidos como gordura e proteína. As novilhas da raça Jersey são bastante precoce e por isso a primeira cobrição deve ser controlada, de acordo com o peso do animal, que deve ser em torno de 240kg de peso vivo.

Saiba tudo a respeito de produção de leite a pasto, confinamento de gado de leite e muito mais com os cursos da área Gado de Leite, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 03-08-2012 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.