Seja um operador de telemarketing

O vendedor precisa ser, antes de tudo, um consultor muito bem preparado

No Brasil, o telemarketing teve início na década de 1970, quando empresas americanas, com filiais no Brasil, resolveram implantar aqui o sistema já usado com sucesso nos Estados Unidos. Com o desenvolvimento dos sistemas de telefonia, surgiram as primeiras empresas especializadas em telemarketing (TMKT), terceirizando serviços de bancos, cartões de crédito, seguradoras, entre outros.

Hoje em dia, quase toda empresa que trabalha com vendas utiliza o telemarketing por se tratar de um processo crescente, cada vez mais especializado. Por isso, surgiu o teleoperador, ou televendedor, como um novo profissional, com uma nova carreira.

O operador de telemarketing pode atuar em pesquisa, promoção, vendas, consultoria e outros trabalhos, sendo maior o número daqueles que atuam em vendas.

Ana Paula Rodrigues Andrade, coordenadora do Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que o importante é que o operador de telemarketing procure treinamentos e informações constantes. Ele precisa ser motivado e se automotivar sempre.

Qualquer profissional que faz o trabalho de atender telefone, seja em empresas, em consultórios ou em outro empreendimento, deve estar ciente de que ele estará sempre vendendo a imagem da empresa que representa. Assim, se não houver empatia, a comunicação não será efetuada de forma eficiente. A voz do atendente torna-se a única referência que o cliente tem. Portanto, para haver empatia, o atendente deve colocar-se no lugar do cliente e se disponibilizar a ajudá-lo no que for preciso.

A cada dia, mais empresas contratam e treinam funcionários para atuar nesta atividade. Profissionais com formações específicas, como nutricionistas, farmacêuticos e administradores, são contratados para oferecer um atendimento altamente especializado e agradar o cliente de forma completa.

Lembre-se de que o vendedor precisa ser, antes de tudo, um consultor preparado. É necessário conhecer muito bem o produto para responder a todos os questionamentos do cliente, além de ajudá-lo a fazer a melhor, ou uma excelente escolha.

Equipe de Redação 30-08-2012 Como Montar

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