Silk-screen: estamparia como alternativa de fonte de renda

A impressão com silk-screen não se resume em estampar camisas, existe uma infinidade de aplicações possíveis de serem feitas com esta técnica. O leque de itens que podem ser produzidos numa estamparia é grande. Impressão de brindes como bonés, peças plásticas, canetas, cartazes, peças de vestuário

A quantidade de utilizações da impressão silk-screen abre novos mercados e pode transformar a estamparia em uma alternativa para aumentar a economia familiar

  Para que a imagem seja gravada numa tela de silk-screen é preciso gerar uma transparência, uma espécie de máscara

A impressão com silk-screen não se resume em estampar camisas, existe uma infinidade de aplicações possíveis de serem feitas com esta técnica. O leque de itens que podem ser produzidos numa estamparia é grande. Impressão de brindes como bonés, peças plásticas, canetas, cartazes,  peças de vestuário como jogos de toalha e camisetas. Essa quantidade de utilizações abre novos mercados e pode transformar a estamparia em uma alternativa para aumentar a economia familiar, fazendo da serigrafia uma segunda fonte de renda.

Controle de produção

O espaço mínimo necessário ao funcionamento de uma estamparia básica também varia de acordo com a quantidade que se deseja produzir. No início dos trabalhos, é bom que se busque treinamento especializado, além de ser necessário bastante aplicação por parte do empreendedor, até que a qualidade se aprimore e seja possível atender às necessidades dos clientes.

No início do empreendimento, o proprietário ou o gerente precisa abrir mercados para o negócio. É sua tarefa identificar na comunidade, ou em cidades vizinhas, clientes em potencial e suas necessidades por esse tipo de trabalho. É a partir de uma necessidade do cliente que o trabalho se inicia. Com o pedido de orçamento em mãos, é que o gerente da estamparia vai definir as características do trabalho, considerando, para isso, a quantidade de peças a serem impressas, o número de cores empregadas, a qualidade da arte final e o tipo de material e substrato em que será feita a impressão.

Com essas definições, o profissional tem condições de avaliar o gasto que terá com quadros, tecidos, tintas, e determinar a despesa total do processo, incluindo custos de administração, mão de obra, custo de produção da arte final, matrizes, revelação e impressão.

A produção tem início a partir da aprovação do orçamento pelo cliente. É quando começa a primeira etapa do processo, a preparação da arte final. A arte final tanto pode ser trazida pelo cliente, como elaborada pela própria estamparia. Mas, antes, é preciso analisar bem a figura a ser reproduzida, porque a arte final tem de ser uma cópia do original que se deseja reproduzir. Para que a imagem seja gravada numa tela de silk-screen é preciso gerar uma transparência, uma espécie de máscara. Essa máscara é que vai deixar, na matriz, as áreas livres por onde a tinta deve passar e formar a imagem que se deseja reproduzir.

Aprenda a impressão com silk-screen em produtos, seguindo o passo a passo presente no Curso Como Montar uma Estamparia - Silk-Screen, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 18-04-2013 Como Montar

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.