A tarefa maior de um produto é satisfazer as necessidades e desejos do consumidor

Todo produto possui alguns conceitos básicos, classificados como tangível, genérico e ampliado

Curso Como Administrar Pequenas Empresas - Produto

A definição de produto inclui objetos físicos, serviços, personalidades, lugares, organizações e ideias. Independente disso, eles são elementos principais nas relações de troca. Com base em conceitos básicos de marketing, a tarefa maior de um produto é satisfazer as necessidades e desejos do consumidor.

Atualmente, o marketing considera que as pessoas não compram um produto, elas o adquirem com o intuito de resolver seus problemas, ou seja, do ponto de vista do consumidor, um produto tem diversos significados e utilidades, portanto, ele é definido pelo mercado.

De acordo com o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, coordenador do curso Como Administrar Pequenas Empresas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “todo produto possui alguns conceitos básicos, classificados como tangível, genérico e ampliado.”

Segundo o professor Hélvio, é chamado de tangível o objeto físico ou serviço que é oferecido ao mercado-alvo, ou seja, sua configuração física, estilo, qualidade, embalagem e nome da marca.

É caracterizada como genérica a utilidade ou benefício essencial que está sendo oferecida ou procurada pelo comprador. É aquilo que nem sempre pode ser visualizado e que acrescenta na parte tangível do produto.

E por fim, definimos o produto ampliado como a totalidade dos benefícios que a pessoa recebe ou experimenta na obtenção de um produto tangível. Se trata do algo a mais oferecido por um produto como instalação, entrega, crédito, garantia, serviço pós-venda.

http://www.youtube.com/watch?v=KFCSX0dOsT8

Marconi Vieira 24-01-2011 Gestão

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.