Contaminação cruzada de alimentos? Veja as dicas para prevenção

A qualidade de um alimento depende de práticas higiênicas eficazes em cada etapa da cadeia alimentar

Contaminação cruzada de alimentos? Veja as dicas para prevenção

Para aqueles que se propõem a fabricar alimentos, é importante lembrar que a higiene, em todas as etapas do trabalho, é um fator fundamental para o sucesso da atividade, pois a contaminação dos alimentos pode por fim à produtividade.

Durante todo o processo de fabricação de um produto, a manipulação dos alimentos de forma higiênica é fundamental e um desses cuidados diz respeito a prevenção da contaminação cruzada.


Mas como evitar que a contaminação cruzada aconteça?

♦ Deverão ser tomadas medidas eficazes para evitar a contaminação do material alimentício por contato direto ou indireto com o material contaminado, que se encontre nas fases iniciais do processamento.

♦ As pessoas que manipulam matérias-primas ou produtos semielaborados e que apresentem o risco de contaminar o produto acabado não devem entrar em contato com nenhum produto acabado, enquanto não tenham trocado a roupa de proteção usada durante o aludido procedimento e que esteve em contato ou foi manchada com as matérias-primas ou produtos semielaborados.

♦ Existindo a probabilidade de contaminação, as pessoas devem lavar bem as mãos entre uma e outra manipulação de produtos, nas diversas fases de elaboração.

♦ Todo o equipamento que entrou em contato com matérias-primas ou com material contaminado deverá ser rigorosamente limpo e desinfetado antes de ser utilizado para produtos não contaminados.


Conheça os Cursos CPT da Área Segurança Alimentar

Por Daniela Guimarães

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 21-10-2022 Gastronomia e Padaria

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.