4 grandes vantagens da criação de suínos em camas sobrepostas

O sistema de cama sobreposta consiste na criação de suínos em leito formado por maravalha ou serragem

4 grandes vantagens da criação de suínos em camas sobrepostas

“O sistema de cama sobreposta consiste na criação de suínos em leito formado por maravalha ou serragem. Os dejetos produzidos são absorvidos pelo material distribuído no piso para garantir aos animais conforto, saúde e bem-estar. Por fim, essa cama se transforma em composto orgânico para uso nas lavouras”, explica Remi José Sterzelecki, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Criação de Suínos em Camas Sobrepostas.

Na verdade, nesse sistema, os suínos são criados em camas sobrepostas dispostas em baia constituída de piso de concreto (20%). Nessa área, são dispostos os comedouros e bebedouros tais quais os utilizados na criação convencional de suínos. A outra parte da baia abrange 80% da área, mas com piso de chão batido, onde é distribuída a maravalha (ou serragem), que formará as camas sobrepostas.

Camas sobrepostas superficiais e profundas


Existem camas sobrepostas superficiais, bastante utilizadas em regiões com altas temperaturas. Estas apresentam altura entre 0,20 metro e 0,40 metro. Há também as camas sobrepostas profundas, utilizadas em regiões com baixas temperaturas. Estas apresentam altura entre 0,5 metro a 1,00 metro de altura. Atualmente, a cama de maravalha com 0,50 metro de altura é uma das mais utilizadas no país.

Vantagens da criação de suínos em camas sobrepostas:

1. Alternativa sustentável


Uma grande vantagem das camas sobrepostas na suinocultura é a sustentabilidade de produção. O leite onde os suínos excretam fezes e urina segue para compostagem na própria granja. Posteriormente, o composto orgânico é utilizado em plantações, pois apresentam nutrientes indispensáveis ao bom desenvolvimento das plantas. Além disso, evita-se o descarte de dejetos no meio ambiente.

2. Redução de odores


Não apenas o impacto ambiental é reduzido com o aproveitamento das camas sobrepostas como composto orgânico. O leito coberto com serragem ou maravalha, onde os suínos são criados, reduz os odores de amônia, formados pelos dejetos animais. Em especial, porque a cama absorve satisfatoriamente as fezes e a urina. Enquanto na criação convencional de suínos, a efluência de amônia dos dejetos é 50% maior.

3. Conforto e bem-estar animal


O sistema de criação em camas sobrepostas, torna os suínos mais calmos, pois o ambiente lhes garante conforto e bem-estar. No leito de maravalha (ou serragem), os animais descansam naturalmente, sem passarem por situações estressantes nem desconforto. Dessa forma, o suinocultor previne problemas nos cascos dos suínos, além do canibalismo, muito comum a essa categoria animal.

4. Economia de custos


Por fim, as camas sobrepostas asseguram ao suinocultor maior economia nos custos de produção. Geralmente, o sistema permite uma redução de até 50% nos gastos quando comparado ao sistema de criação tradicional de suínos. Principalmente porque os dejetos misturados à cama são transformados na própria granja (vira composto orgânico), sem a necessidade de serem transportados a outro local.

Conheça os Cursos CPT da Área Suinocultura:

Criação de Suínos em Camas Sobrepostas

Criação de Suínos - Manejo de Reprodutores e Matrizes

Sistema Orgânico de Criação de Suínos

Fontes: Cursos CPT - cpt.com.br
              AFE - afe.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 15-05-2020 Suinocultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Embutidos e Defumados

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.