A técnica do desbaste é necessária para que o bananal continue sendo produtivo e favorável na sua fazenda, os membros da FRUPEX — Programa de Apoio à Produção e Exportação de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas Ornamentais do Brasil, nos ensinam no Curso CPT de Produção de Banana — Do Plantio à Pós — Colheita como aplicar essa técnica da melhor forma, para se ter uma boa produção e de qualidade.
29-04-2022 Eduardo Silva Ribeiro FruticulturaNa comercialização de frutas a grande vantagem é saber quais as frutas que crescem em cada estação e período do ano, sabendo dessa relação você sempre terá as futas mais procuradas no seu comércio. Para te ajudar o professor Dalmo Lopes de Siqueira do Curso CPT de Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas, elaborou uma tabela com 10 espécies que vai te auxiliar na hora de plantar.
01-04-2022 Eduardo Silva Ribeiro FruticulturaSua plantação de pêssegos não está como você esperava? Existem doenças que podem estar assolando o seu cultivo, o Prof. Francisco Ramos da Fonseca do Curso CPT de Produção de Pêssegos nos mostra que o controle de doenças é essencial para uma boa colheita, entenda quais são! Problemas como esse podem te causar prejuízos na falta do cultivo adequado.
18-02-2022 Eduardo Silva Ribeiro FruticulturaAs pragas sempre são uma ameaça a qualquer cultura, mesmo para aquelas sendo conduzidas adequadamente, o Prof. Francisco Ramos da Fonseca, especialista nessa produção, do Curso CPT de Produção de Pêssego explica quais são as possíveis dificuldades que seu pomar pode estar enfrentando.
11-02-2022 Eduardo Silva Ribeiro FruticulturaA romã (Punica granatum) é uma fruta iraniana milenar usada pelos povos antigos por suas propriedades medicinais poderosas. A superfruta romã apresenta importantes nutrientes, principalmente vitamina C e os minerais ferro e potássio. O chá das folhas de romã é usado no tratamento da irritação nos olhos, enquanto o chá da casca da fruta é usado como gargarejo, para tratamento de infecções na garganta e combate a helmintoses.
09-02-2022 Andréa Oliveira FruticulturaO tamarindeiro (Tamarindus indica) é uma frutífera bastante comum na América do Sul, África e Ásia, especialmente em regiões semiáridas, onde há períodos de seca prolongada (de 5 a 6 meses). Além de ser pouco exigente em cuidados, o cultivo de tamarindo é relativamente fácil. Além de produzir madeira de qualidade, o tamarindeiro produz sementes, extrato medicinal e a fruta tamarindo, que vira suco, licor, doce, sorvete e pasta.
04-02-2022 Andréa Oliveira FruticulturaA cagaiteira (Eugenia dysenterica) é uma frutífera, que produz bagas globosas, com 2 a 4 cm de diâmetro, achatada nas extremidades. Sua casca é bem fina e, quando madura, ganha a cor amarelo-clara. Além disso, a cagaita possui polpa agridoce, tenra e gelatinosa, constituída de 1 a 2 sementes ovais, na cor creme, com 1 a 1,5 cm de comprimento.
28-01-2022 Andréa Oliveira FruticulturaSomos um dos maiores produtores mundiais de groselha. Grande parte da nossa produção se concentra nas regiões Sul e Sudeste do país, por possuírem clima semelhante ao da Europa e dos Estados Unidos, de onde a groselha é proveniente. O sucesso do cultivo depende de alguns fatores, como luminosidade, clima, solo, adubação, irrigação, entre outros.
05-01-2022 Andréa Oliveira FruticulturaO damasco (Prunus armeniaca) lembra pêssego, mas seu sabor é mais ácido e sua polpa, menos suculenta. Rico em vitaminas A, B, C e E, além ser uma boa fonte de sais minerais, como ferro, fósforo, cálcio, cobre, silício e potássio, o fruto damasco proporciona diversos benefícios para a saúde humana, sendo excelente para prevenir a anemia, ajudar no emagrecimento, além de contribuir com a saúde dos olhos, do coração e do intestino.
10-12-2021 Andréa Oliveira FruticulturaA fruta asiática yangmei é constituída de vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina C, vitamina E e folato. Em apenas 100 gramas de yangmei, há 12% de biotina, 13% de folacina e 25% de vitamina C. Além disso, a frutinha apresenta selênio e flavonóis, como ácido elágico, quercetina, miricetina. Sem falar das proantocianidinas oligoméricas (antioxidantes).
01-12-2021 Andréa Oliveira Fruticultura