As utilidades da comercialização

Você sabe quais as utilidades de se comercializar produtos agropecuários? Venha entender e utilize o conhecimento ao ser favor na hora de aproveitar a produção da sua propriedade.

As utilidades da comercialização   Artigo CPT

 

A utilidade é importante para entender a comercialização, assim como diz o Prof. Alberto Martins Rezende do Curso CPT de Comercialização Agrícola:

''é oportuno reagrupar as tradicionais funções de comercialização, seguindo um enfoque de merchandising ou de marketing. As tão conhecidas “funções de comercialização”, como citado em vários textos de comercialização, são atividades desempenhadas por diferentes agentes de comercialização, porém, descritas como um processo mecânico, através do qual os bens passam do produtor ao consumidor, com ênfase nas relações entre as diferentes agências de comercialização''.

Há várias categorias de utilidades de comercialização, tais como:


- Utilidade de Forma: é a satisfação que o consumidor tem da forma como o produto se apresenta para consumo, ex.: leite pasteurizado, leite em pó, leite aromatizado, leite condensado, etc.

Dar utilidade de forma ao produto é uma função particular da comercialização que pode desempenhá-la por diversas funções, por exemplo, através do beneficiamento, do processamento industrial, etc.

- Utilidade de Tempo: é a satisfação que o consumidor tem de poder com o produto na hora desejada ou procurada.

Dar utilidade de tempo ao produto é, por exemplo, ter um produto armazenado para ser consumido sempre que se desejar. O armazenamento desempenha essa função.

- Utilidade de Lugar: é a satisfação que o consumidor tem de encontrar produto ou serviço no lugar onde ele o deseja, ou procura.

Dar utilidade de lugar ao produto é transportá-lo adequadamente para o lugar desejado pelo consumidor. A função de transportes desempenha essa função.

- Utilidade de Posse: é a satisfação que o consumidor tem em possuir um bem ou serviço.

Dar utilidade de posse ao produto é fazer tudo que facilite a sua aquisição pelo consumidor, e esta é uma função da comercialização que é desempenhada por meio de várias outras funções como: a função de financiamento ou um sistema de crédito ao consumidor na aquisição de um bem caro, por exemplo; através da função de embalagem que facilita o transporte da mercadoria; através da função de propaganda, que divulga adequadamente o produto influenciando a sua aquisição, etc.

- Utilidade Social: é a satisfação que o consumidor tem de consumir um produto ou serviço que proporciona bem-estar para a comunidade.

Dar utilidade social a um produto é colocar alguma qualidade no produto que resulte em bem-estar para a sociedade na totalidade, e isto pode ser feito, por exemplo, no caso de se usar uma embalagem não poluente ou biodegradável.

- Utilidade de Segurança na Expectativa: é a satisfação que o consumidor tem na segurança de expectativa com relação a uma promessa qualquer na comercialização de um produto ou serviço, como qualidade, assistência técnica, prazo de pagamento, juros, atendimento, etc.

Dar utilidade de segurança de expectativa a um produto, por exemplo, é garantir que a sua qualidade irá durar o período prometido ou anunciado.

 

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Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 17-10-2022 Administração Rural

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