Curso de colheita, preparo e armazenagem de café

As portas do mercado internacional se abrem para cafés de boa qualidade

Como colher, preparar e armazenar o café

A forte exigência dos consumidores de café é mundial e um dos fatores responsáveis pelo declínio das exportações brasileiras no mercado internacional, que é cada vez mais ávido por um café que apresente ótimo padrão de qualidade.

Daí surge a necessidade imediata de sistematizar a produção como um todo, em especial as etapas realizadas entre a colheita e a comercialização, na busca pela obtenção de um produto de melhor qualidade. Nesse sentido, é preciso ficar claro que as maiores perdas são decorrentes da forma como a colheita, a secagem e o beneficiamento são conduzidos. Ainda hoje falta muito preparo sobre como proceder para minimizar as perdas de qualidade do produto.

O sucesso do produtor moderno na cafeicultura ocorre em função de vários fatores: redução nos custos de produção, aumento na produtividade e, principalmente, a busca constante por melhor qualidade, que é a garantia da conquista de novos mercados consumidores.

Além disso, a qualidade é o fator determinante no preço de venda do produto. Portanto, pouco a pouco, as portas do mercado para cafés de baixa qualidade vão se fechando. Por isso, o produtor brasileiro que pretende ter na cafeicultura o seu principal objetivo deverá se especializar e adotar tecnologias modernas para a produzir café com qualidade superior.

O curso “Colheita, Preparo e Armazenagem de Café”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, apresenta recomendações seguras sobre o uso correto das técnicas mais avançadas e disponíveis para a colheita, preparo e armazenagem de café. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Juarez de Souza e Silva, doutor do departamento de engenharia agrícola, da UFV - Universidade Federal de Viçosa.

http://www.youtube.com/watch?v=8b0TuTDGNP0

Marconi Vieira 07-04-2010 Cafeicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.