Curso de cultivo orgânico de coco

Muitos produtores estão se adequando ao cultivo orgânico do coco

Cultivo orgânico de coco

A crescente demanda por produtos orgânicos; a busca por uma agricultura sustentável, que seja livre de produtos químicos, como os fertilizantes e os agrotóxicos, cada vez mais utilizados no controle de pragas e doenças em plantas; e as possibilidades de se produzir com menores custos; são as principais razões que têm proporcionado o crescimento da agricultura orgânica.

Embora existam, hoje, inúmeros produtos de origem orgânica, verifica-se, com maior notoriedade, um crescimento nas áreas de produção para consumo in natura, ou seja, na horticultura e na fruticultura. Nesse sentido, a cultura do coqueiro é uma das que mais tem crescido nos últimos anos no Brasil. Para se ter uma ideia, já existem diversas áreas cultivadas com coqueirais orgânicos, e há um interesse muito grande por parte de muitos produtores, inclusive daqueles que já produzem coco de forma convencional, em trabalhar com o cultivo de coco orgânico.

O plantio do coco orgânico é bastante diferente da forma que é feito em cultivos convencionais. Nele, não existem preocupações com o preparo do terreno, fazendo arações profundas e invertendo as camadas do solo. Ao contrário, a principal preocupação consiste em causar a menor agressão possível ao meio ambiente.

Pensando nisso, o CPT – Centro de Produções Técnicas, produziu o curso “Cultivo Orgânico de Coco”, no qual são apresentadas as principais informações a respeito do cultivo orgânico, tanto para o consumo in natura, ou seja, da água, como para a industrialização da polpa do coco seco. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Adoniel Amparo, produtor e consultor em agricultura orgânica.

http://www.youtube.com/watch?v=ao1biAzcBSU

Marconi Vieira 06-04-2010 Cultivo de Coco

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.