Como fazer reversão sexual em alevinos de tilápia

A reversão sexual de alevinos de tilápia é o processo no qual se manipula o sexo fenotípico do peixe, por meio de esteroides sexuais, com o objetivo principal de se obter somente machos da espécie e, assim, controlar a densidade populacional do tanque. Entretanto, deve haver muita cautela ao

Quando a reversão sexual é feita em condições ambientais, o peso de comercialização da tilápia será alcançado em seis meses

Como fazer reversão sexual em alevinos de tilápia

A reversão sexual de alevinos de tilápia é o processo no qual se manipula o sexo do peixe, por meio de esteroides sexuais, com o objetivo principal de se obter somente machos da espécie e, assim, controlar a densidade populacional do tanque. Entretanto, deve haver muita cautela ao introduzir as doses de hormônio nos alevinos para obter peixes saudáveis e com carne de qualidade.

Uma das principais vantagens da reversão sexual é que cerca de 95% dos alevinos de tilápia machos alcançam o peso ideal para comercialização, em pouco espaço de tempo, o que geralmente não ocorre com as fêmeas da tilápia.

Quando feita em condições ambientais favoráveis e manejo adequado, o peso de comercialização da tilápia será alcançado em seis meses. Além disso, como essa espécie possui altas taxas de reprodução, se no tanque houver um número razoável de machos e fêmeas, o volume de produção será ultrapassado em pouco tempo.

É bom lembrar que o controle populacional dos alevinos no tanque impede que haja no tanque uma superpopulação de peixes, um outro benefício da reversão sexual. Principalmente porque o controle busca equilibrar o número de machos e fêmeas de tilápia.

Mas, como é feita a reversão sexual?

Primeiramente, os machos reprodutores devem ser introduzidos em tanques de 200 a 2.000m². É importante que se controle o número de machos no tanque. O ideal é um macho para três fêmeas em 2m² de tanque.

O processo de reprodução se inicia quando o macho da tilápia escava um ninho no fundo do tanque onde a fêmea deposita os seus ovos após o acasalamento. Assim que isso ocorre, o macho os fertiliza gerando os alevinos de tilápia. De uma única postura da fêmea pode-se obter até 1.000 alevinos.

Assim que nascem, os alevinos são cuidadosamente selecionados. Um fator de extrema importância é que o seu tamanho não seja mais do que 8mm. O procedimento é feito passando os pequenos peixes em uma peneira de malha de 2,8mm. Tudo porque a reversão sexual dos alevinos de tilápia deve ser realizada do 7° ao 18°dia de vida, quando não se desenvolveram sexualmente.

De acordo com o pesquisador Manuel Vazquez Vidal Junior, do Curso Criação de Tilápias, após a minuciosa seleção, o piscicultor deve fornecer aos pequenos peixes uma ração especialmente formulada com hormônio masculinizante chamado metiltestosterona. Esta deverá ser administrada entre 30 e 40 dias.

Durante o processo de reversão sexual, os alevinos de tilápia devem ser tratados com a ração especial de seis a nove vezes ao dia. Se após esse período alguns alevinos apresentarem tamanho abaixo de 14mm, estes deverão se descartados, pois possivelmente há entre eles os que não sofreram reversão.

Se o piscicultor seguir essas dicas, certamente obterá sucesso na reversão sexual e aumentará sua produtividade.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Panorama da Aquicultura.

Andréa Oliveira 09-04-2015 Piscicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Antônio Marcos

20-07-2019

Onde posso compra esse produto?

Resposta do Portal Tecnologia e Treinamento

22-07-2019

Olá Antônio Marcos,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O produto utilizado para a realização da reversão sexual em tilápias, você encontrará em lojas agropecuários, ou então, através dos sites de busca.

Em relação ao nosso curso, em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações sobre os melhores e mais completos cursos da área piscicultura, que serão fundamentais para o seu sucesso.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Wagno jose ferreira

11-01-2019

Como e feito passo a passo A dosajem da testoterona na racao para a reversão da tilapia

Resposta do Portal Tecnologia e Treinamento

14-01-2019

Olá Wagno,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Sugerimos que consulte um especialista da área.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto