Como criar tilápias

O mercado norte-americano realiza maciça importação de tilápias e, mesmo assim, não atende sua demanda

Como produzir tilápias

Dentre as diversas espécies de peixes criadas no país, a tilápia se destaca pelo conjunto de técnicas que são adotadas na sua produção. Essas permitem elevada produtividade quando comparadas a outras espécies. Além disso, o peixe possui carne de excelente paladar, semelhante ao de espécies nobres como o badejo e o namorado, não possui espinhas intramusculares e a obtenção do seu filé é simples, podendo ser feita manualmente ou por meio de máquinas.

O processamento da tilápia em filés favorece a sua aceitação pelo consumidor, tanto para uso doméstico como para comercialização em bares e restaurantes. Outro aspecto favorável é o fato da tilápia ser um peixe consumido em todo o mundo e, principalmente, no mercado norte-americano, que realiza maciça importação de filés sem, contudo, atender a sua demanda total.

Além da produção de filés, o curtimento do couro de tilápias é uma atividade em expansão, sendo mais uma fonte de renda para o produtor. A expansão dos centros de pesca esportiva (pesque-pague) criou outro mercado para escoamento da produção.

O curso “Criação de Tilápias”, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, contém as informações necessárias para o ingresso nessa atividade de forma eficiente, com obtenção de produtividade elevada. A coordenação técnica ficou a cargo do pesquisador Manuel Vazquez Vidal Junior, especialista em piscicultura pela UFV – Universidade Federal de Viçosa.

http://www.youtube.com/watch?v=wT5Eikyiu7I

Marconi Vieira 01-04-2010

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.