Entenda o significado do dinheiro no ciclo familiar

É possível descobrir as dificuldades que cada um tem para lidar com o dinheiro e, com isso, aprender a enfrentá-las e solucioná-las

Reúna todos os membros de sua família, inclusive as crianças, para uma conversa franca sobre o dinheiro. Nesse momento, cada pessoa deve se expressar, livremente, sem quaisquer constrangimentos, de modo que, ao final, cada um tenha deixado claro para si e para o grupo a sua posição.

Os questionamentos a serem feitos são: - o que cada um pensa sobre o dinheiro e por que pensa assim;

- como se sente em relação ao dinheiro e por que se sente assim;

- como se comporta com relação ao dinheiro e por que se comporta dessa maneira.

Com essa discussão, a família poderá compreender melhor e estabelecer de forma mais clara:

- a importância do dinheiro para a sua unidade doméstica;

- os objetivos de cada membro e da família como um todo;

- como veem o papel de cada um e, em particular, dos administradores dos recursos e do patrimônio.

Assim, é possível descobrir as dificuldades que cada um tem para lidar com o dinheiro e, com isso, aprender a enfrentá-las e solucioná-las. Para tanto, a família deverá voltar ao assunto, sempre que sentir necessidade.

O planejamento financeiro

Ao final de cada mês, algumas pessoas quase enlouquecem tentando ajustar seu salário com suas despesas. Muitas vezes, ficam no vermelho, sem saber o porquê isso acontece e acabam culpando o empregador por achar que estão sendo mal remunerados. O que acontece na maioria dos casos é que as pessoas não fazem um planejamento de sua vida financeira.

A professora Nerina Aires Coelho Marques, coordenadora do Curso Finanças na Família - Administração e Controle, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que "trata-se de um processo racional de administrar sua renda, seus investimentos, suas despesas, seu patrimônio, suas dívidas, objetivando tornar reais seus sonhos, desejos e objetivos, tais como: a aquisição da casa própria, a possibilidade de proporcionar melhor educação aos filhos e realizar a viagem dos sonhos".

No seu emprego, você deve fazer isso constantemente. Você é pago para levantar informações, efetuar controles, analisar todas as condições, elaborar planos para atingir metas e resultados da organização, tomar decisões, negociar com fornecedores e clientes etc. Se você faz isso para sua empresa, porque não fazer isso em seu próprio benefício?

Você pode aprender também como fazer um bom planejamento financeiro para a sua empresa. Confira!

Equipe de Redação 03-01-2012

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.