Dicas imperdíveis para limpar a casa

A limpeza na casa deve seguir um bom planejamento como qualquer outra atividade que requer organização

Dicas imperdíveis para limpar a casa

“A dona de casa moderna e exigente precisa de mecanismos para facilitar a sua vida. A limpeza da casa é uma de suas maiores preocupações, pois, mesmo sem disponibilidade de tempo, ela não abre mão de melhor qualidade de vida e conforto para a sua família”, afirmam Karla Maria Damiano Teixeira e Márcia Barroso Fontes, professoras do Curso a Distância CPT Limpeza Fácil em Livro+DVD e Online.

A limpeza na casa deve seguir um bom planejamento como qualquer outra atividade que requer organização. Dessa forma, as etapas são cumpridas em menor tempo e com excelentes resultados. Principalmente se você trabalha fora e não tem muito tempo para os afazeres domésticos. Algumas dicas imperdíveis a ajudarão a limpar a casa com eficiência e economia de produtos.


O que não pode faltar na limpeza?

Produtos multiuso são imprescindíveis para a limpeza de casa, pois limpam as mais diversas superfícies economizando esforço e tempo. Os desinfetantes também não podem faltar, pois ajudam na eliminação de agentes patológicos, como bactérias, além de deixarem o ambiente com um cheirinho agradável.

Já os detergentes são muito eficazes para limpar gorduras. Há desengordurantes no mercado que eliminam até o acúmulo de gorduras mais difíceis em fornos e fogões. Não podemos nos esquecer da água sanitária, que ajuda no clareamento das superfícies, além de serem um ótimo agente antibacteriano.

Segundo Juliana Bellini, diretora operacional, a solução de 1 colher (sopa) de detergente neutro diluída em 5 litros de água facilita a limpeza de pisos e azulejos, além de realçar o brilho. Soluções feitas com outros produtos podem ser prejudiciais para a saúde, além de causarem manchas nas superfícies. Por tais motivos, é importante ler as instruções da embalagem.


Dicas para limpar a cozinha

Comece com a lavagem da louça. Lave pratos, copos, talheres e demais utensílios, enxágue-os, seque-os e guarde-os. Depois, limpe as janelas com limpa vidros ou outro produto próprio para tal. Finalize com pano seco e limpo para não deixar manchas. Siga para os armários. Eles devem ser limpos com detergente neutro e, depois, com água até a eliminação do produto. Passe para os eletrodomésticos. Use produtos multiuso, que são excelentes para a limpeza de fogões, fornos e geladeiras. Varra ou aspire o chão da cozinha. Em seguida, esfregue-o com detergente e água sanitária. Puxe a água com rodo e enxugue com pano seco.


Dicas para limpar o banheiro

Coloque as toalhas para lavar, aspire os tapetes e troque o lixo da lixeira. Limpe os objetos com pano umedecido em produto multiuso. Siga para o box. Esfregue os azulejos e vidros do box com detergente e água sanitária. Se houver limo, passe limpa limo. Dependendo do produto, use luvas e máscara de proteção. Esfregue o piso do box e enxágue-o bem. Após limpar o vaso sanitário e o lavabo, finalize com desinfetante. Limpe os espelhos com limpa vidros e passe um pano seco e limpo para não manchar. Não se esqueça de limpar os armários. Limpe também o piso do banheiro. Seque-o com um pano limpo.


Dicas para limpar o quarto

Comece com a troca da roupa de cama. Coloque-as para lavar. Depois limpe as janelas (vidro e esquadrias). Faça movimentos, de cima para baixo, até retirar toda a sujeira. Finalize o vidro com um pano seco e limpo para não deixar manchas. Com pano umedecido, limpe a poeira dos móveis e finalize, com lustra móveis ou óleo de peroba, de acordo com o tipo de madeira. Não se esqueça de arrastá-los para limpar as laterais e a parte de trás. Retire também a sujeira dos rodapés, dos interruptores e das tomadas. Aspire o chão, até retirar toda a poeira, e termine com um pano umedecido em produto próprio para pisos. Se o piso for de madeira, passe cera.


Dicas para limpar a sala

Comece com a limpeza das esquadrias. Para tal, use um aspirador de pó. Em seguida, passe um pano com produto multiuso. Limpe o vidro da janela com limpa vidros e finalize com pano seco e limpo para não manchar. Siga para os móveis. Use lustra móveis ou óleo de peroba conforme a madeira. Afaste os móveis para limpar suas laterais e parte de trás. Não se esqueça de limpar os rodapés, as tomadas e os interruptores. Com o aspirador de pó, retire a poeira das cortinas, do tapete e do sofá. Aspire o chão e, em seguida, passe um pano umedecido com produto próprio para pisos. Se o piso for de madeira, passe cera.


Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Casa Prática.

Leia o artigo "Aprenda a fazer uma limpeza inteligente sem muito esforço".

Fonte: dicasdemulher.com.br

Andréa Oliveira 02-10-2018 Casa Prática

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.