A dieta dos equinos x desempenho da reprodução

A nutrição interfere diretamente no desempenho dos equinos na reprodução

A dieta dos equinos x desempenho da reprodução

A nutrição é fator estratégico para a reprodução nos equinos. Mesmo que a temperatura e o fotoperíodo favoreçam a ocorrência do estro, fêmeas desnutridas apresentarão menor ocorrência de estros.

As razões para isso são bastante amplas, já que a alimentação é fundamental para qualquer criação, não apenas no que diz respeito à reprodução. Uma alimentação insuficiente prejudica o desenvolvimento fetal, causando alterações no seu desenvolvimento.

Por outro lado, um manejo nutricional que leve ao excesso de peso determina possibilidade de surgirem problemas em vários sistemas fisiológicos, inclusive locomotor e reprodutivo.

Ao mesmo tempo, determinado tipo de dieta, mesmo que devidamente balanceada, pode causar cólicas, que são muito estressantes para os equinos. Todos esses problemas influenciam a reprodução, de tal forma que os animais não devem estar gordos nem muito magros.

Por isso, um bom manejo alimentar é essencial para a reprodução, e deve ser definido com base em alimentos como pastagem de boa qualidade, fenos e alimentos concentrados.

Especificamente em relação ao concentrado, seja ele comprado ou preparado na propriedade, o técnico deve verificar se contém os nutrientes requeridos, se os ingredientes são de qualidade, e se a dieta está balanceada em termos de proteína, energia, vitaminas e minerais.


Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:


  

Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 31-03-2023 Cavalos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.