Como arrumar a mesa para almoços ou jantares formais

Ao arrumar a mesa para almoços ou jantares, deve-se ter atenção aos mínimos detalhes, como a disposição dos talheres, taças, guardanapos e pratos.

Em uma mesa de almoços ou jantares formais, a colocação dos talheres obedecerá ao planejamento do cardápio, ou seja, serão arrumados, de fora para dentro, na sequência em que serão utilizados

Mesa arrumada para almoços e jantares

Em uma mesa de almoços ou jantares formais, os pratos de serviço são colocados a 2,5 cm da borda da mesa. Os pratinhos para pão e manteiga, em geral, não são usados. Mas se forem, ocuparão o lugar normal, à esquerda do prato de serviço. A colocação dos talheres obedecerá ao planejamento do cardápio, ou seja, serão arrumados, de fora para dentro, na sequência em que serão utilizados.

Regra básica:
À direita, colocam-se a colher de sopa, a faca de peixe e a faca de carne. À esquerda, também de fora para dentro, colocam-se o garfo de peixe, o garfo de carne e o garfo de salada. Se forem servidas ostras (que deverão ser sempre o primeiro prato), deverá ser colocado, à direita da colher de sopa, um garfinho especial para esse tipo de marisco.

O copo para água e as taças para vinhos serão colocados acima do prato, ligeiramente à direita, com o copo para água mais para dentro. A taça de vinho tinto vem a seguir, ficando a de vinho branco na extremidade.

Taças de champanhe ocupam um segundo plano, uma vez que esta bebida é servida por último. Em algumas ocasiões, no entanto, serve-se champanhe durante toda a refeição. Nesse caso, não haverá taças para vinho. Apenas um copo para água acompanhará a taça.

Os talheres de sobremesa serão colocados na mesa quando esta for servida.

Alguns elementos que compõem a mesa de almoço ou jantar:

Toalha
A toalha que cobre a mesa deve ser de tecido adamascado, brocado, organdi, renda ou linho.

Guardanapos
Os guardanapos devem ser dobrados, em seu comprimento, e colocados sobre o prato de serviço ou ao lado esquerdo do garfo, se o primeiro prato tiver sido servido.

Pratos
Os pratos de um almoço ou jantar formal devem ser de porcelana fina.

Copos e taças
Os copos e as taças de um evento formal devem ser de cristal.

Talheres
Preferencialmente, os talheres devem ser de prata (banhados a ouro), mas podem ser usados alguns tipos de inox.

Baixelas
As baixelas devem ser de prata ou de porcelana.

Ornamentação da mesa
Os arranjos da mesa devem ter flores naturais, sendo dispostos no centro da mesa. Para os jantares, pode-se usar velas, que devem ser acesas, ou iluminação indireta, com abajur.

Por Andréa Oliveira.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Casa Prática, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre os cursos, temos:

Curso CPT Serviço de Mesa e Arranjos Florais

Curso CPT Como Receber em Casa

Curso CPT Como Organizar Sua Casa

Equipe de Redação 17-02-2014 Como Fazer

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.