Artesanato em vidros pode assumir infinitas formas

O jateamento de areia em vidros é uma atividade artesanal com grande demanda no mercado

Como Produzir Vidros Decorativos por Jateamento de Areia

O jateamento é um processo de tratamento de uma superfície por meio da impactação forte de um abrasivo conduzido por ar comprimido. O abrasivo pode ser areia, microesfera de vidro, granalha de aço, óxido de alumínio, carbureto de silício, entre outros. Esse material é lançado, em alta velocidade, contra a superfície a ser tratada, sejam encostas de navios, estruturas metálicas, concretos ou estátuas para que fiquem limpas, ou até mesmo no tratamento artístico do vidro.

Este tratamento produz o fosqueamento do vidro que, ao ter a superfície impactada pelo material abrasivo, areia ou quartzo, produz sua escarificação ou ranhuras. Isso provoca  micro lascas, de acordo com o efeito desejado, isto é, tornando-a fosca total ou parcialmente, conforme o planejado.

Extremamente versátil, o vidro é um suporte fascinante. Com sua utilização, os ambientes ganham mais estilo e beleza. Arquitetos e designers fazem dele seu aliado na criação de objetos diferenciados. Ninguém discute a qualidade e a beleza de um ambiente quando nele é utilizada a transparência do vidro. É possível integrar ambientes inteligentes e confortáveis, embora opostos, utilizando divisórias de vidros jateados.

Extremamente frágil, porém eterno, o vidro tem características que impressionam: pode ser translúcido, opaco, incolor, colorido, liso ou texturizado. Muitas vezes, usado apenas como coadjuvante a outros materiais, o vidro vem despertando interesse cada vez maior por artistas contemporâneos em todo o mundo, com trabalhos inteiramente dedicados a este material.

No curso "Como Produzir Vidros Decorativos por Jateamento de Areia", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, você vai acompanhar a prática do fosqueamento ou jateamento do vidro, como uma atividade de arte vidreira. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da artista plástica e artesã Ana Luiza Cotta Mayrink.

http://www.youtube.com/watch?v=8UO09ZvPUx0

Marconi Vieira 01-05-2011 Como Fazer

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.