Marceneiros devem saber interpretar projetos de móveis

Projetos de móveis trazem informações sobre matéria-prima utilizada, acessórios, acabamentos e outros detalhes

Projetos e Fabricação de Móveis

Não há dúvidas de que a profissão de marceneiro exige amplos conhecimentos sobre as técnicas, matérias-primas e ferramentas. Entretanto, o marceneiro precisa também saber como ler, analisar e interpretar um projeto.

O profissional deve ser capaz de projetar, confeccionar, trabalhar com desenhos, croquis e especificações técnicas. Tudo isso, além, é claro, dos conhecimentos indispensáveis sobre as matérias-primas, já que é o responsável pela escolha, em relação aos tipos, procedência e utilização. É indispensável, também, ter pleno conhecimento das normas de segurança relacionadas à utilização de máquinas, instrumentos e ferramentas.

O curso "Projetos e Fabricação de Móveis", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ensina as técnicas de interpretação de projetos e a confecção dos móveis projetados. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do arquiteto e designer de móveis Marcel Chiste Bailoni e do marceneiro Osvaldo Gomes.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

O projeto de um móvel tem por objetivo transmitir ao marceneiro a forma e as dimensões desse e de todas as peças que o compõem, para que seja possível fabricá-lo com precisão. Traz informações sobre a matéria-prima utilizada, como, por exemplo, tipo de madeira ou derivado, acessórios, acabamentos, entre outros detalhes importantes. Por isso é importante saber elaborá-lo, uma vez que ele está presente em todo processo produtivo.

http://www.youtube.com/watch?v=F3hNCY6eImU

Marconi Vieira 02-04-2011 Marcenaria

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.