Controladoria atua na gestão financeira do hotel

A principal responsabilidade do gerente da controladoria é supervisionar a contabilidade e a escrituração contábil

Como Administrar Hotéis

O gerente geral é responsável pelo desempenho financeiro do hotel onde trabalha. Para que o resultado seja favorável, é preciso gerar níveis de vendas apropriados e gerenciar adequadamente todos os recursos financeiros.

O gerente do departamento de controladoria, também chamado de controller, deve fornecer dados contábeis oportunos e precisos ao gerente geral e ajudá-lo a tomar decisões competentes sobre a gestão financeira do hotel. A sua principal responsabilidade é supervisionar a contabilidade e a escrituração contábil.

O número de funcionários e a complexidade desse departamento dependem do tamanho do hotel. Em hotéis de grande porte, o quadro pode ser formado por vários funcionários; em um hotel de pequeno porte pode ser por apenas uma pessoa.

O departamento de controladoria é responsável pela elaboração do orçamento e  se submeterá ao gerente geral. De acordo com o professor Lairson Lopes Sena, coordenador técnico do curso Como Administrar Hotéis, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “esta deve ser uma ferramenta para uma gestão eficaz e não simplesmente um plano que garanta que as despesas não ultrapassarão as receitas”.

O orçamento não é apenas um plano de dispêndio de recursos do caixa, mas sim um plano para utilizar recursos de todos os gêneros em prol de uma administração eficiente. Pode ser descrito como uma manifestação financeira da estratégia de negócios do gerente geral, ou seja, uma forma de antever para onde o hotel está sendo direcionado, qual será o custo e a receita se a estratégia for bem sucedida.

No entanto, um orçamento bem desenvolvido pode prever mais do que receitas e despesas. Se usado adequadamente, pode ser um método importante para desenvolver controles internos. O controlador, juntamente com o gerente geral, elabora seu orçamento, monitora-o minuciosamente, altera-o quando necessário e atinge os resultados esperados.

http://www.youtube.com/watch?v=NnZZJ33IdYw

Marconi Vieira 29-07-2011 Hotelaria

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.