Curso de eletrônica aplicada à informática

Conhecer os princípios da eletricidade é essencial para quem pretende trabalhar com componentes eletrônicos

Curso de eletrônica aplicada a informática

A eletricidade está presente em praticamente todos os momentos de nossa vida. Ela se tornou tão utilizada que, muitas vezes, a sua importância passa despercebida. Quando tomamos banho quente, acendemos a luz, ligamos a TV, o computador e andamos de carro, estamos acionando sistemas elétricos que possibilitam o funcionamento de todos esses componentes.

A eletricidade pode ser transformada, facilmente, em outras formas de energia. A energia elétrica é transformada em energia mecânica nos motores elétricos; em calor nos chuveiros; em energia luminosa nas lâmpadas; em imagem, som e processamento de dados nos equipamentos eletrônicos.

A eletricidade é uma ciência exata, podemos calcular seus valores, medir, aplicar e controlar seus efeitos. Ao mesmo tempo, ela é abstrata, pois não podemos vê-la, não tem cor, cheiro ou massa. Por outro lado, o corpo humano é altamente sensível à passagem de correntes elétricas, trazendo risco ao seu manuseio. Portanto, conhecer os princípios que regem a eletricidade é importante para todos, principalmente para quem pretende trabalhar na área de eletricidade e eletrônica.

O curso "Eletrônica Aplicada à Informática - Módulo Básico", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, contribui tanto para o aprendizado de iniciantes quanto para o aperfeiçoamento das técnicas daqueles que já atuam na área. O responsável por esse trabalho foi o Dr. Denilson Eduardo Rodrigues, professor da disciplina eletrônica digital, da UFV - Universidade Federal de Viçosa, e do professor Marcos Jerônimo dos Santos, especialista em manutenção de equipamentos de informática, professor do SENAI e SENAC - RJ e diretor de conceituada escola de treinamento.

http://www.youtube.com/watch?v=Sep2rIUhv_M

Marconi Vieira 01-04-2010 Manutenção

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.