Variedades de gramas

Você sabia que existem diversos tipos de grama?

 

Variedades de gramas    Artigo CPT

“Ao redor do mundo existem dezenas de variedades de gramas diferentes. Mas, no Brasil, as mais comuns são a Batatais, a São Carlos, a Esmeralda, a Santo Agostinho, a Bermudas e a Zoysia”, o professor Cláudio Coelho do Curso CPT de Cultivo de Gramas e Implantação de Gramados fala mais sobre esses diferentes tipos de grama que existem!


Variedade Batatais

A grama Batatais, conhecida como grama-de-pasto, tem, ainda, outros nomes. Seu nome científico é Paspalum notatum Fluegge, mas, em alguns lugares, é também conhecida pelos nomes de Forquilha ou Mato Grosso. Uma das características marcantes desta variedade é a facilidade com que é encontrada no Brasil, tanto é que a natureza a incumbiu de servir de cobertura para os solos mais fracos, cuja função é filtrar a água e evitar a erosão.

Suas folhas são verde-claros, duras e ligeiramente pilosas. Entretanto, tem a vantagem de resistir bem às secas, ao pisoteio e às pragas e doenças. Apesar de sua resistência, a grama Batatais necessita de muito sol. Quando “floresce”, precisa ser podada com mais frequência, para que o gramado não fique com uma má aparência. Esta grama é indicada para parques públicos, campos de futebol e bordas de piscinas.


Variedade São Carlos

A variedade São Carlos, conhecida como Curitibana, tem o nome científico de Axonopus. Tem as folhas largas, lisas e sem pelos, com cor verde-intenso. A São Carlos é uma planta estolonífera, ou seja, possui caules rastejantes abundantes, que emitem, de espaço em espaço, raízes para baixo e folhas para cima.

Esta variedade possui algumas vantagens: adapta-se bem tanto em áreas ensolaradas quanto semi-sombreadas. Seu crescimento é pouco intenso para o alto, o que proporciona um gramado bastante denso. É bastante resistente a pragas e ervas daninhas. A São Carlos é indicada para jardins públicos e residenciais, áreas industriais e casas de campo, principalmente em regiões de clima mais frio


Variedade Esmeralda

A grama Esmeralda não tem outros apelidos e é internacionalmente conhecida pelo nome de Wild Zoysia, ou seja, Zoysia silvestre. Macias e resistentes ao pisoteamento, as folhas da Esmeralda são estreitas e médias, de cor verde-esmeralda e estolos penetrantes, que enraízam facilmente. Ela forma um perfeito tapete de grama devido ao entrelaçamento dos estolos com as folhas, dando grande beleza ao gramado. A grama Esmeralda é ideal para jardins residenciais, áreas industriais, casas de praia e campo, playgrounds e campos esportivos, sempre o pleno sol.


Conheça os Cursos CPT da Área Jardinagem e Paisagismo.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 16-09-2022 Jardim

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.