Como fazer o manejo de vacas gestantes

Manejo da vaca gestante

O leite, subproduto da função reprodutiva, é fonte de nutrientes e proteção imunológica para os bezerros, garantindo sua sobrevivência e assegurando-lhe crescimento saudável. Por suas qualidades nutricionais para o homem, ao ser comercializado, tornou-se de valor econômico e sua industrialização permitiu o desenvolvimento de grande número de derivados lácteos provocando aumento significativo na demanda por sua produção.

Por meio da genética, a produção individual das diversas raças adaptadas à produção de leite foi multiplicada, atingindo patamares de produção acima de 12.000 kg de leite por lactação encerrada, quantidade 12 vezes maior que a necessidade para a cria de um bezerro, se fosse alimentado exclusivamente com leite até aos sete meses de idade. Ao ser melhorada geneticamente, a vaca de leite tornou-se uma máquina, cuja programação de produção precisa ser planejada e estar em ajustes constantes para se obter a melhor relação custo-benefício.

Nessa estratégia produtiva, o manejo tornou-se a ferramenta apropriada para monitorar e manipular positivamente o desempenho de uma vaca de leite, e em consequência, aumentar a produtividade dos rebanhos leiteiros. Assim, para que se produza e comercialize leite, há necessidade de que as funções reprodutiva e produtiva de cada vaca de um rebanho se sincronizem e se complementem através do ciclo gestacional e lactacional. Entretanto, para o sucesso operacional (reprodução, produtividade e produção) e econômico do empreendimento, é necessário que o produtor planeje, monitore, analise os resultados dos objetivos e metas estabelecidos, corrigindo as distorções e promovendo alterações nas técnicas de produção quando necessário.

O curso “Manejo da Vaca Gestante no Parto e Pós-Parto”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, mostra detalhes do manejo da vaca leiteira antes, durante e depois do parto, de forma prática, simples e objetiva, com ênfase nos aspectos sanitário e nutricional. A coordenação técnica do curso ficou a cargo do Dr. Luciano Patto Novaes, pesquisador da Embrapa Gado de Leite.

http://www.youtube.com/watch?v=xkF4EqbAJoM

Marconi Vieira 20-04-2010 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.