Você mesmo pode fazer exercícios para melhorar sua dicção!

Leia regularmente em voz alta, selecionando trechos dos melhores escritores, e grave sua própria voz

Curso Falando em Público - Processo de Comunicação

A pronúncia cuidadosa e correta contribui para a melhoria da fala. É um hábito que pode ser adquirido sem demora e com esforço razoável, basta estar atento e ir corrigindo diariamente os erros de pronúncia que for descobrindo. Faça um esforço planificado para melhorar a pronúncia das palavras. Pegue um livro de autores consagrados e leia em voz alta, pronunciando corretamente as palavras e entoando corretamente as frases, e esteja atento para a respiração diafragmática.

Para melhorar a pronúncia e a dicção, é importante fazer, repetitivamente, exercícios como trava-línguas, treinamento de fonoarticulação, correção de sibilação e articulação. Após cada exercício você perceberá como aumenta a facilidade da pronúncia e como os lábios e a língua parecem soltar-se depois da ginástica a que foram submetidos.

À medida que os lábios forem ficando mais flexíveis, a locução vai ganhando em qualidade e sua voz soará mais agradável aos ouvintes. A partir da quarta vez, sua voz, o ritmo e a leitura serão bem melhores. O professor Marcos Antônio Barbosa, coordenador técnico do curso Falando em Público, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá uma dica interessante, "leia regularmente em voz alta, selecionando trechos dos melhores escritores, e grave, ouça sua própria voz. Se você nunca ouviu sua voz, pode se surpreender. Se realmente quiser se empenhar em aperfeiçoá-la, faça gravações regulares e procure ouvi-las com frequência."

Em casos mais graves de dicção e pronúncia, é importante lembrar que o fonoaudiólogo é o profissional habilitado para se tratar dos distúrbios da voz. Se for esse o seu caso, procure um médico.

http://www.youtube.com/watch?v=GIcuArJEMKw

Marconi Vieira 06-01-2011 Treinamento

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.