Saiba qual é a alimentação ideal para suínos

Uma dieta nutritiva que favorece o desenvolvimento desses animais

A dieta dos suínos se baseia principalmente em cereais, que têm a finalidade de fornecer energia ao animal. Os mais utilizados são o milho, o trigo e a cevada.
Milho

Trata-se de uma fonte de energia boa e barata para suínos pequenos. Se não houver disponibilidade suficiente deste cereal, você só precisará observar a composição da maioria dos alimentos europeus para suínos bebês. Pode ser feita a substituição do milho por cereais alternativos de forma a não danificar o rendimento e o desenvolvimento dos suínos. Esses cereais alternativos são compostos geralmente de proteínas procedentes de grãos e vegetal incluindo pouco ou nenhum produto animal.

Pode haver uma certa depressão no crescimento dos suínos alimentados por essa mistura se comparado ao daqueles que tiveram uma dieta baseada somente em milho. Essa perda no rendimento pode ser atribuída ao fato de que as variedades de cereal mais antigas tiveram maiores concentrações de fatores antinutricionais, comparadas com modernas variedades de cereais podem encaixar bem na fórmula de dietas para suínos bebês.

Trigo

Para a dieta de desmame, o trigo é o grão mais indicado. Estudos revelam que os leitões preferem o trigo em lugar do milho, da cevada e da aveia.

Há uma diferenciação entre os trigos encontrados no mercado, e nem todos são satisfatórios para a alimentação suína. A moagem fina do trigo melhora a utilização dos nutrientes, já a moagem grossa dará como resultado uma menor digestibilidade e incrementará a excreção dos nutrientes.

Arroz

Sua utilização em dietas de suínos é mais limitada. Porém, a alimentação de suínos com farinha de arroz traz um rendimento parecido ou igual ao dos suínos alimentados com milho. Não se recomenda casca nem película de arroz para suínos jovens, mas o farelo de arroz integral tem composto a dieta de suínos sem causar efeitos negativos.

Aveia

Esse cereal baixa a energia por seu alto teor de fibras. Hoje em dia, poucos suínos jovens se alimentam com aveia, principalmente, porque o grão é uma valiosa mercadoria agrícola para a indústria de alimentos para humanos e, por isso, é relativamente cara. Porém, a aveia é capaz de substituir totalmente o milho em dietas bem balanceadas.

Cevada

A cevada tem um alto conteúdo de beta-glucano e também é rica em fibra. A cevada sem casca é uma boa opção, mas seu valor nutritivo não é ainda comparável ao do milho, dadas as altas concentrações de beta-glucano.

Confira nossa área Suinocultura, elaborada pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, e saiba tudo sobre manejo, reprodução e matrizes, além de aprender como lidar com leitões do nascimento ao abate.

Equipe de Redação 10-05-2012 Suinocultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.