Gestão estratégica dos empreendimentos turísticos em áreas rurais

O primeiro direcionamento que se deve ter em relação à gestão de um negócio turístico rural é o conhecimento do perfil do visitante que sua propriedade rural receberá. Dessa forma, é de suma importância conhecer algumas de suas características, como origem, idade, profissão, preferências, forma de

O sucesso da gestão operacional passa necessariamente pela gestão administrativa e financeira

  O sucesso da gestão operacional passa necessariamente pela gestão administrativa e financeira

O primeiro direcionamento que se deve ter em relação à gestão de um negócio turístico rural é o conhecimento do perfil do visitante que sua propriedade rural receberá. Dessa forma, é de suma importância conhecer algumas de suas características, como origem, idade, profissão, preferências, forma de viagem (transporte), se viaja em grupos, em família, sozinho, maneira como tomou conhecimento do estabelecimento, entre outras. Uma aproximação do empresário com o seu visitante é importante. Uma boa conversa pode trazer informações de grande valia para nortear as necessidades ainda pendentes em sua propriedade.

Como controlar sua operação

É preciso que o empresário conheça com uma certa precisão os resultados obtidos com as diversas atividades exploradas em sua propriedade. Trata-se de uma postura de prevenção para que ele não acabe cobrindo prejuízos de uma atividade com lucros de outra, sem nem mesmo se dar conta disso. Assim, registros de grandezas físicas e econômicas, tais como quantidade, receitas e custos de cada cultivo agrícola, de cada tipo de criação de animais, fluxo de pessoas, receitas e custos das atividades turísticas (restaurante, hospedagem, entretenimento e lazer), devem ser feitos de forma independente.

Gestão administrativa e financeira

O sucesso da gestão operacional passa necessariamente pela gestão administrativa e financeira, que, por sua vez, está relacionada aos controles administrativos e financeiros das operações da empresa.

Os controles mais frequentes são: fluxo de caixa, movimento bancário, contas a pagar, contas a receber, receitas diversas, controle de estoques, dentre outros. Tudo isso faz parte desse universo que assume um papel fundamental na medida em que a empresa precisa cumprir compromissos assumidos, prover a empresa de insumos, material de consumo, programar atividades de rotina, executar melhorias.

Vera Perin, coordenadora do Curso Agroturismo - Um Novo Conceito de Negócio, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que diversos modelos de controle podem ser encontrados e, hoje, com os recursos de gestão cada vez mais informatizados, boa parte dessas atividades tornou-se mais ágil.

Determinação de preços justos

É importante que o empreendedor tenha uma exata noção da composição do custo dos produtos e serviços oferecidos ao visitante, o que é possível de conseguir por meio de uma boa gestão operacional, administrativa e financeira. Além disso, não podemos nos esquecer do mercado, afinal é ele quem define o preço final do produto ou serviço. Compare, portanto, o preço que determinou para os produtos/serviços com aqueles praticados no mercado em negócios semelhantes ao seu.

O empreendedor precisa estar atento ao fato de que há um componente emocional muito grande no serviço que está sendo disponibilizado ao mercado. Ele está lidando com momentos importantes da vida do seu cliente: o momento do lazer, da busca da satisfação, da curiosidade, do extravasamento das tensões, da tentativa de atendimento de necessidades e expectativas, por vezes, bastante esperadas.

É preciso que, nesse momento, o seu cliente sinta que está comprando a satisfação da sua necessidade, por um preço justo. Ele precisa ser convencido disso. Para isso, a qualidade do serviço é fundamental.

Equipe de Redação 03-10-2012 Administração Rural

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.