Principais vantagens do turismo rural

Principais vantagens do turismo rural. Considera-se como turismo rural toda atividade realizada no campo, diretamente relacionada à produção agropecuária, com o objetivo de agregar valor a produtos e serviços.

O turismo rural permite a diversificação da economia regional e gera empregos

Principais vantagens do turismo rural

O turismo rural aquece a economia do país e promove o desenvolvimento das regiões, pois permite maior fluxo de capital, além de gerar emprego e renda a inúmeras famílias rurais. Trata-se de uma atividade onde as pessoas buscam lazer no contato com a natureza, com o meio rural. Andar a cavalo, visitar salas onde se ordenham vacas, fazer trilhas ecológicas, desfrutar dos quitutes regionais, tudo envolve o turismo no campo.

Considera-se como turismo rural toda atividade realizada no campo, diretamente relacionada à produção agropecuária, com o objetivo de agregar valor a produtos e serviços, além de resgatar os costumes regionais. Na verdade, o turismo rural engloba todas as atividades de lazer em ambiente não urbano, que envolve modalidades, como agroturismo, turismo ecológico, turismo de aventura e outras.

Infelizmente, no Brasil, ainda há muito a se investir em turismo rural, como já é feito em muitos países na Europa. Lá os empreendedores veem o turismo no campo como um promissor investimento. Aqui os investidores ainda são poucos, pois não percebem o potencial que as áreas rurais apresentam para os negócios. É preciso haver iniciativas públicas e privadas, para alavancar o turismo rural em nosso país.

"Na verdade, o primeiro passo a ser efetuado no processo efetivo de implementação do turismo rural traduz-se na conscientização das pessoas, por meio de palestras, oficinas, seminários e constituição de associações, com o apoio e a participação do governo e de instituições privadas, para viabilizar a elaboração de projetos para esse segmento", afirma Fábio Morais Hosken, professor do Curso a Distância CPT Como Implantar o Turismo Rural em sua Fazenda em Livro+DVD e Online.

Principais vantagens do turismo rural:

->gera empregos;
->inibe o êxodo rural;
->valoriza as práticas rurais;
->integra o campo com a cidade;
->permite o intercâmbio cultural;
->resgata a autoestima do homem do campo;
->permite a diversificação da economia regional;
->melhora a qualidade de vida das famílias rurais;
->otimiza a infraestrutura de transporte e saneamento no meio rural.

Entretanto, a implantação do turismo rural deve ser bem-planejada, para evitar o aumento exorbitante de veículos no campo, a degradação do meio ambiente e a descaracterização dos costumes da região, entre outros problemas.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Turismo Rural e Ecológico.

Leia o artigo "Hotel fazenda - cargos e funções".

Andréa Oliveira 17-09-2018 Administração Rural

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.