Como obter sucesso na horticultura

Como obter sucesso na horticultura. Há alguns fatores determinantes para obter sucesso na horticultura. Eles são muito importantes para que o horticultor entenda melhor o mercado.

Conhecer a concorrência é fator determinante para o sucesso do horticultor

Como obter sucesso na horticultura

"A horticultura é responsável pelo emprego de técnicas de produção e aproveitamento dos grupos de hortaliças, incluindo frutas e flores, com fins comerciais. Quando bem manejadas, as hortaliças crescem viçosas e com qualidade, o que agrega valor ao produto e aumenta a rentabilidade do produtor", afirma Rumy Goto, professor do Curso a Distância CPT Cultivo de Tomate em Estufa em Livro+DVD e Online.

Segundo o Sebrae, há alguns fatores determinantes para obter sucesso na horticultura. Eles são muito importantes para que o horticultor entenda melhor o mercado. Garantir a qualidade, padronizar os produtos, agregar valor aos produtos, diversificar na produção, além de conhecer os concorrentes são os principais aspectos, que tornam o produtor rural bem-sucedido no mercado.

Garantir a qualidade

Hoje a idoneidade e transparência são essenciais a todo empreendedor que busca credibilidade. O consumidor está cada vez mais exigente e sabe muito bem o que deseja. É de suma importância garantir a qualidade e boa procedência dos produtos. É preciso oferecer produtos com alto padrão e diferenciados. E os selos e certificações asseguram essa qualidade, pois comprovam as boas práticas no processo de produção.

Padronizar o produto

Para ser um diferencial no mercado, o produto deve apresentar alto padrão de qualidade. Para isso, é preciso criar meios de facilitem a padronização da produção. A seleção dos produtos é uma prática eficaz para garantir uma linha diferenciada. Outra recomendação é caprichar na embalagem dos produtos, pois melhora a sua apresentação, além de reduzir perdas e garantir maior credibilidade do produto.

Agregar valor

São várias as formas de agregar valor a produtos da horticultura. Uma delas é oferecer aos consumidores produtos livres de agrotóxicos, como é o caso dos orgânicos. Outra é produzir hortaliças diferenciadas, com alto padrão genético, que aprimora o sabor, o aroma e a aparência do produto. Tais atributos certamente valorizam a mercadoria e atraem ainda mais consumidores, que não pensam duas vezes quando o assunto é qualidade.

Diversificar na produção

Diversificar na produção aumenta a rentabilidade dos negócios. Isso porque atrai compradores e amplia novos mercados. Portanto, é essencial investir em produtos variados, que garantam aos consumidores mais opções. Com a diversificação de produtos, os consumidores passam a conhecer novas variedades e sabores de hortaliças, o que estimula a compra e garante uma alimentação muito mais saudável.

Conhecer a concorrência

Conhecer a concorrência também é fator determinante para o sucesso do horticultor. Para isso, uma boa análise de mercado é indispensável. Por meio dela, o produtor identifica como é o comportamento dos concorrentes, como operam no mercado, como negociam com os clientes, entre outros fatores. Assim, torna-se mais fácil analisar os pontos fortes e fracos da concorrência, para que os negócios sejam direcionados com maior eficiência.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Horticultura.

Leia o artigo "Sistema Tomatec - cultivo de tomates sem agrotóxico".

Fonte: canaldohorticultor.com.br

Andréa Oliveira 12-09-2018 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.