Aprenda agora a cultivar cagaita

A cagaita possui polpa agridoce, tenra e gelatinosa, que pode ser consumida in natura, ou ainda como geleia, suco e sorvete

Aprenda agora a cultivar cagaita

A cagaiteira (Eugenia dysenterica) é uma frutífera, que produz bagas globosas, com 2 a 4 cm de diâmetro, achatada nas extremidades. Sua casca é bem fina e, quando madura, ganha a cor amarelo-clara. Além disso, a cagaita possui polpa agridoce, tenra e gelatinosa, constituída de 1 a 2 sementes ovais, na cor creme, com 1 a 1,5 cm de comprimento. A fruta pode ser consumida in natura, ou ainda como geleia, suco e sorvete.

Clima


O cultivo de cagaita pode ser realizado em diversas regiões, pois a frutífera se adapta bem a várias condições climáticas. O ideal é que ela seja cultivada em regiões com temperaturas anuais entre 18°C a 36°C. Entretanto, a planta é tão resistente que tolera temperaturas de até -3°C. Além disso, a cagaiteira se desenvolve tanto no nível do mar como até 1.000 metros acima do nível do mar. Já o índice pluviométrico anual pode variar de 1.000 a 1.800 milímetros.

Solo


O plantio de cagaita pode ser realizado nos mais diversos tipos de solos, especialmente os arenosos ou ácidos do tipo latossolo (amarelo ou vermelho). Independentemente do tipo de solo, ele deve ser profundo e apresentar boa drenagem e fertilidade. Sob essas condições, a frutífera se desenvolve com vigor, sendo capaz de produzir frutos já com 4 anos de idade.

Semeadura


Como as sementes de cagaita perdem o poder germinativo em 20 dias, elas devem ser plantadas logo. No processo, deve-se plantar uma semente por saquinho individual, com 21 cm de altura por 8 cm de diâmetro. É importante que o substrato contenha 50% de terra vermelha, 20% de areia e 30% de adubo orgânica curtido. Após a semeadura, os saquinhos devem ser irrigados em dias alternados e ficar em pleno sol. Após 40 a 80 dias, as sementes germinam e após um ano, as mudas alcançam 30 cm de altura.

Espaçamento e coveamento


O espaçamento recomendado deve obedecer às distâncias de 4 x 4 m (inverno rigoroso) e de 6 x 6 m (inverno ameno). As covas devem apresentar as dimensões 50 x 50 x 50 cm. Cada uma delas deve receber uma mistura com 30% de areia + 30% de matéria orgânica + 500 g de cinzas de madeira + a terra da superfície da cova. Após aguardar 2 meses, pode ser feito o plantio das mudas de cagaita (de setembro a novembro).

Tratos culturais


A irrigação da cagaita deve ser feita com 10 litros de água após o plantio e a cada 15 dias. Além de remover as plantas daninhas, deve ser distribuído em torno das mudas pó de serra. Sem falar das podas de limpeza para remover os galhos direcionados ao interior da copa da cagaiteira. Já a adubação deve ser feita, a partir do mês de outubro, com 2 kg de esterco de galinha curtido e 30 gramas de NPK, nas proporções 10-10-10, a 20 cm do caule.

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura:

Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas

Produção de Mudas Frutíferas

Como Tornar Seu Sítio Lucrativo

Fonte: frutiferas.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 28-01-2022 Fruticultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Implantação de Pomar e Cultivo de Frutíferas

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.