Descubra como plantar limão Taiti

Descubra como plantar limão Taiti. Embora conhecido popularmente como limão, o Taiti vem de uma espécie de limeira ácida, ou seja, trata-se de uma lima ácida.

Plantar limão Taiti (limeira ácida) é o mais recomendado em produção com fins comerciais

Descubra como plantar limão Taiti

Frutífera asiática, o limoeiro passou a ser cultivado, no Brasil, na década de 60. Mas foi o limão Taiti, que definitivamente conquistou o nosso mercado. "Embora conhecido popularmente como limão, o Taiti vem de uma espécie de limeira ácida, ou seja, trata-se de uma lima ácida. Com grande destaque na produção nacional, esse citros é consumido como sucos, doces, condimentos e in natura. Na indústria, o fruto é utilizado, em forma de óleo essencial, extraído da casca", afirma Dalmo Lopes de Siqueira, professor do Curso a Distância CPT Produção de Limão Taiti em Livro+DVD e Online.

Na verdade, o autêntico limão é o Siciliano, que se difere da lima Taiti por apresentar casca amarela e polpa alaranjada. Na Europa, o limão Siciliano é cultivado em larga escala, onde encontra clima favorável. Como não se adapta a climas tropicais, esse fruto não é comum no Brasil. Quando em mercados e quitandas, ele é importado.

Espécie para fins comerciais

A variedade de limão Taiti é a mais recomendada para fins comerciais. Para iniciar a produção, sugerimos o plantio de mil plantas. Bem diferente do plantio caseiro, quando de uma a três plantas já bastam. A propagação da limeira Taiti ocorre por sementes ou enxertia e requer boas práticas de cultivo de citros. Para pequenos produtores, o ideal é fazer o plantio com mudas adquiridas de viveiristas credenciados. Além de garantir a sanidade das mudas, o produtor garante a qualidade das plantas.

Plantio na estação das águas

A estação das águas é a melhor época do plantio de limão Taiti, principalmente se forem mudas já prontas. Recomendamos que elas sejam plantadas com a temperatura do dia mais amena e pouca incidência solar. É importante destacar que o índice pluviométrico regular, com chuvas frequentes, favorece o desenvolvimento da limeira ácida e aumenta a sua produtividade (até 100 limões Taiti por planta). Em época de estiagem, é indispensável adotar um bom sistema de irrigação.

Condições de clima e solo

Limeiras ácidas e limoeiros se desenvolvem em temperaturas na faixa de 23 a 32 °C - em especial, se o cultivo for realizado em regiões onde a umidade relativa do ar é alta. Essa característica climática possibilita a produção de frutos mais suculentos (com mais suco). Já o solo deve apresentar pH entre 5,5 e 6,5 A limeira Taiti requer boa incidência solar, mas deve ser protegida dos ventos fortes (use quebra-ventos). Sob essas condições, certamente a produtividade do limão Taiti será alta.

Dicas de poda no inverno

Normalmente, os citros não necessitam de poda de limpeza. Mas alguns especialistas recomendam esse procedimento durante o inverno. Basta retirar galhos secos da limeira Taiti e os famosos ramos-ladrões (concorrem por nutrientes). No local dos cortes, adicione uma mistura com cobre em pó e água. A prática favorece o surgimento de brotações entre dez e 15 centímetros dos ponteiros da planta.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Fruticultura.

Fonte: revistagloborural.globo.com

Andréa Oliveira 16-05-2018 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.