Produção de morangos no método soilless

Produção de morangos no método soilless. No método soilless, os morangos são cultivados em slabs, que ficam em bancadas suspensas - sem contato com o chão.

No método soilless, os morangos são cultivados em slabs, que ficam em bancadas suspensas - sem contato com o chão

Produção de morangos no método soilless

O método soilless de produção de morangos garante aumento na produtividade e qualidade dos pseudofrutos. Com algumas modificações - como acréscimo de calhas de isopor, os agricultores podem potencializar ainda mais os resultados da lavoura e baratear os custos com o manejo. Esta é uma solução inovadora e criativa para os produtores de morango, que não conseguem obter bons resultados com o cultivo de morangos tradicional.

No cultivo convencional, os morangos são cultivados no chão e sofrem com as mudanças climáticas. Além disso, no método tradicional, os pseudofrutos recebem uma grande carga de agroquímicos. Outras desvantagens do método habitual de produção: altos custos (na manutenção dos canteiros), dificuldade de manejo da lavoura (por estar rente ao solo), aumento do tempo de trabalho (na abertura e fechamento dos túneis baixos) e perdas de material (na renovação do plantio).

no método soilless os morangos são cultivados em estufas, que protegem a cultura das intempéries climáticas.  Nesse sistema, as mudinhas de morango são plantadas em sacos plásticos chamados de travesseiros ou slabs. Eles apresentam furinhos - para que as mudas se desenvolvam bem, além de conter rico substrato - para que as plantas recebam os nutrientes necessários.  Sem falar que os slabs ficam em bancadas suspensas - sem contato com o chão.

Segundo os especialistas da Embrapa, o sistema soilless permite que o controle de pragas seja feito sem o uso de agrotóxicos. Além disso, quem trabalha na lavoura não precisa ficar agachado, como no método convencional. Como os slabs ficam suspensos, os trabalhadores manejam a cultura em pé. Além disso, os pseudofrutos são colhidos em carrinhos, o que facilita o trabalho. Com isso, é possível triplicar o número de plantas e aumentar a produtividade do cultivo de morangos.

Uma forma de substituição dos slabs é a utilização de calhas de isopor. Estas calhas de isopor, sistema desenvolvido e patenteado por Frutas Almeida Santos, vieram como solução para regular a temperatura na zona radicular, permitindo a elas absorver os nutrientes mais facilmente. O resultado é uma planta muito mais sadia, que estará mais apta a produzir com qualidade, sem a preocupação com a defesa de patógenos. De fato, o sistema soiless de produção de morangos é inovador e sustentável - vantajoso para o agricultor e para o meio ambiente.

Fonte: Frutas Almeida Santos e Globo Rural.

Conheça o Curso a Distância CPT Produção de Morango, disponível - elaborado pelos pesquisadores do IAC - Campinas e Jundiaí (SP).

 

Salvar

Andréa Oliveira 27-12-2016 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.