Guia prático para plantar feijão

Para plantar feijão, é preciso considerar as condições climáticas da região, em especial a temperatura e o índice pluviométrico

Guia prático para plantar feijão

O feijoeiro (Phaseolus vulgaris) é cultivado desde os primórdios da humanidade. Com os avanços tecnológicos na agricultura, surgiram novas cultivares de feijão, com tamanhos, formas, cores e sabores distintos. Como exemplos, podemos citar o feijão-jalo, o feijão-branco e o feijão rajado. Todos muito nutritivos e saborosos. Além disso, com o melhoramento genético, os feijoeiros se tornaram mais produtivos e resistentes a pragas e doenças.

Temperatura e índice pluviométrico


Para plantar feijão, é preciso considerar as condições climáticas da região, em especial a temperatura e o índice pluviométrico. O feijoeiro se desenvolve muito bem em faixas de temperatura entre 15°C e 30°C ou 18°C e 25°C. Regiões com temperaturas excessivamente baixas e com ocorrência de geadas são desfavoráveis ao cultivo de feijão. Além disso, os valores anuais de chuva devem permanecer entre 250 e 500 mm.

Solo e nutrientes


O feijão deve ser cultivado em solo com boa drenagem, para evitar encharcamentos, e com média profundidade. Se o solo apresentar acidez elevada, é indispensável corrigir o pH por meio da calagem até chegar a valores entre 6,5 e 7 (pH básico). Quanto à distribuição de nutrientes na área de plantio, ela deve ser realizada após a análise do solo em laboratório (assim como a aplicação de calcário).

Luminosidade e sombreamento


Embora o feijoeiro deva receber algumas horas de luz solar direta, é importante garantir um período do dia de sombra parcial. Uma boa alternativa é “plantar milho próximo ao feijão, pois ele garantirá ao feijoeiro o sombreamento necessário. Sem falar que o consórcio milho-feijão evita o surgimento de plantas invasoras e controla a erosão”, explica João Carlos Cardoso Galvão, professor do Curso CPT Produção de Milho em Pequenas Propriedades.

Plantio e espaçamento


O plantio do feijão ocorre em local definitivo, com as sementes enterradas entre 3 cm e 7 cm de profundidade (um pouco mais em solo leve). Com as condições climáticas e de luminosidade adequadas, em 14 dias, as sementes começam a germinar. O espaçamento recomendado é de 7 a 10 cm (entre plantas) e de 40 a 60 cm (entre linhas), mas pode variar conforme a cultivar de feijão escolhida.

Ponto de colheita das vagens


Normalmente, a colheita de feijão acontece entre 80 e 100 dias da germinação. Em lavouras menores, a colheita é manual e deve ser feita quando as vagens estiverem secas. Já em lavouras maiores, a colheita tem início quando 90% das vagens de feijão estiverem secas. Nesse caso, o processo pode ser manual ou mecânico. Outra opção é colher o feijão quando as vagens estiverem amarelas para posterior secagem ao sol.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura.

Leia o artigo "Ganhe dinheiro com produção de milho."

Fontes: blog.ruralvende.com.br; hortas.info

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 28-11-2019 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.