Dicas para tornar a irrigação mais eficiente

Dicas para tornar a irrigação mais eficiente . Fora dos horários de pico de energia, as tarifas são mais baratas, o que garante maior economia ao produtor, sem falar no aumento da eficiência hídrica.

Para tornar a irrigação mais eficiente, é preciso investir em tecnologia, além de saber quando e quanto irrigar

Dicas para tornar a irrigação mais eficiente

País ranqueado entre os dez com maior área irrigada no mundo, o Brasil conta com milhões de hectares cultivados por meio dos mais variados sistemas de irrigação. Entretanto, "muitos produtores ainda se limitam em usar a irrigação somente quando a safra apresenta queda", afirma Renato Silva, presidente da Valley, uma das empresas de irrigação mais renomadas do país. Talvez seja esse o principal motivo para não usarmos todo nosso potencial de irrigação.

Mas como mudar esse quadro e tornar a irrigação mais eficiente?

Investir em tecnologia

Antes de ser implementada na propriedade, a irrigação deve ser bem planejada, caso contrário, não trará bons resultados. Uma ótima opção é investir em tecnologia, para otimizar o controle dos pivôs e estações remotas. Além de todos os comandos serem realizados pelo computador, os modernos equipamentos apresentam inúmeras funcionalidades, como acesso ao histórico das irrigações realizadas e avaliação do déficit de água no solo. Alguns deles possuem sensores e estações meteorológicas para análises climáticas.

Fazer manutenção dos equipamentos

Não basta investir em tecnologia, é indispensável fazer a manutenção dos equipamentos do sistema de irrigação. Pelo menos, uma vez por ano, todo maquinário deve ser inspecionado para identificar furos nos pneus, quedas na pressão de água, vazamentos nas tubulações aéreas, funcionamento da bomba hidráulica e parte mecânica do pivô central. Durante o procedimento, tudo deve ser considerado, desde a calibração dos aspersores até prováveis atolamentos das rodas do pivô. Sem a vistoria, alguns problemas podem passar despercebidos, o que resulta queda da eficiência hídrica.

Quando e quanto irrigar?

"Para que a irrigação seja conduzida de maneira eficiente, é preciso investir em tecnologia, além de adotar técnicas que possibilitem aplicar a água no momento certo e na quantidade necessária para suprir as exigências das plantas", afirmam Márcio Mota Ramos e Rubens Alves de Oliveira, professores do Curso a Distância CPT Manejo de Irrigação - Quando e Quanto Irrigar em Livro+DVD e Online.

À noite, por exemplo, a água demora mais tempo para evaporar e, portanto, o uso da água é reduzido. Fora dos horários de pico de energia, as tarifas são mais baratas, o que garante maior economia ao produtor, sem falar no aumento da eficiência hídrica. Outro aspecto de suma importância é o volume de água a ser aplicado na lavoura. Isso requer uma boa análise do solo para identificar o quanto ele absorve de água. Segundo Dearley Brito Liberato, consultor da Irriger, exagerar na quantia de água não significa que a planta receberá mais nutrientes.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área irrigação.

Fonte: canalrural.com.br

Andréa Oliveira 08-05-2018 Irrigação

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.