Orégano - dicas de secagem do tempero

Orégano - dicas de secagem do tempero. Os galhos do orégano devem permanecer pendurados por uma semana para a secagem natural.

Os galhos do orégano devem permanecer pendurados por uma semana para a secagem natural

Orégano - dicas de secagem do tempero 

Pertencente à família da hortelã, o orégano ou orégão (Origanum vulgare) é um dos temperos mais utilizados na culinária mediterrânea - versátil, com aroma característico e sabor intenso. De fácil cultivo, o orégano pode ser plantado em jardins, jardineiras ou vasos. Sua colheita deve ser realizada antes da floração e no final do verão - até três vezes. Dessa forma, a planta aromática permanecerá viçosa e se desenvolverá com plenitude.

Se você deseja usar o orégano fresco, coloque as folhas em saco hermético na geladeira. Estas deverão ser usadas o quanto antes para não perderem o aroma nem o sabor.  Mas quando o orégano sofre o processo de secagem, sua durabilidade aumenta e o tempero se torna ainda mais saboroso. Inclusive você pode secar essa erva aromática em casa. Basta seguir algumas dicas simples e fáceis. Vamos a elas?

Corte os galhos do orégano com tesoura de poda. Pendure-os em local ventilado, seco e quente - com o ápice para baixo e caule para cima. Colha muitos galhos porque, após a secagem, o volume reduz bastante. É importante destacar que os galhos devem permanecer pendurados por uma semana para a secagem natural das folhas. Essa técnica conserva melhor o sabor e o aroma da erva aromática.

Assim que passar por esse período de secagem, separe as folhas das flores. É fundamental selecionar apenas as folhas para fazer o tempero. As flores secas não devem ser usadas para tempero, mas são excelentes para decoração - duram cerca de um ano. Você também poderá usá-las em sachês para aromatizar ambientes.

Para arrancar as folhas de orégano, basta passar os dedos de cima para baixo dos galhos. Faça esse procedimento em local limpo -  preferencialmente, em superfície coberta com pano ou plástico higienizados.

Após retirar todas as folhinhas do orégano, esfarele-as com as mãos e os dedos. Cuidado para não fazer muita bagunça, o processo requer calma e organização. Esprema as folhas secas em uma bandeja grande, forrada com folha de papel. Esta servirá de funil para que você transfira o orégano moído ao pote de armazenamento.

Caso você não tenha paciência de esperar a secagem natural do orégano, por sete dias, é possível fazer a secagem rápida no forno. Entretanto, nesse processo, parte do aroma e sabor da erva aromática são perdidos.

Mas como é feita a secagem no forno?
 
Preaqueça o forno em temperatura baixa. Enquanto isso, retire cuidadosamente as folhas de orégano dos galhos - com as mãos ou com o auxílio de uma tesoura de poda. Lembre-se de recolher as folhas em local limpo e que facilite sua transferência para a forma. Leve-as ao forno por 5 minutos até que fiquem secas.

Após a secagem no forno, deixe esfriar bem. Esmague as folhas secas com as mãos - faça isso em cima de uma folha de papel. Com ela, faça um funil para facilitar a transferência para o pote hermético.

Fonte: Wikihow.

Conheça o Curso a Distância CPT Plantas Medicinais e Aromáticas - Colheita e Beneficiamento, disponível - elaborado por Celso Trindade, Mestre e Doutor em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, e Maria Luiza Sartório, especializada em Engenharia de Qualidade pela PUC.

Andréa Oliveira 03-10-2016 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.