Vantagens de se usar mudas de hortaliças

Vantagens de se usar mudas de hortaliças. Muitos horticultores paulistas têm preferido as mudas ao invés de sementes. Embora o custo na aquisição seja maior do que o das sementes, os resultados compensam.

As mudas de hortaliças apresentam maior garantia de sanidade quando comparadas com as sementes

Vantagens de se usar mudas de hortaliças 

Muitos horticultores paulistas têm preferido as mudas de hortaliças ao invés de sementes. Embora o custo na aquisição seja maior do que o das sementes, os resultados compensam - como rapidez na produção e rentabilidade dos negócios. Quando o produtor compra as mudas, elas requerem pouco manejo, pois já estão em boa fase de crescimento, além de terem maior garantia quanto à qualidade.

Mudas ou sementes?

Segundo Claudinei Antonio Padovan, horticultor experiente, as mudas apresentam a vantagem de já virem prontas, o que garante maior sucesso na colheita. Já as sementes de hortaliça demoram cerca de 30 dias até virarem mudas, o que torna a produção mais demorada e com maiores custos no manejo. Além disso, as mudas apresentam maior garantia de sanidade (aproveitamento de 99%) quando comparadas com as sementes (perdas de até 40%).

Em média, 200 mudas de hortaliças custam R$ 9 reais. No caso da alface, quando está pronta para a colheita, a unidade custa cerca de R$ 1,5 reais - depende da região. O preço das sementes é mais barato, mas as mudas oferecem ao agricultor melhor custo-benefício. Isso porque o tempo de produção da hortaliça diminui. Sem falar na irrigação, que apresenta tempo reduzido, ou seja, maior economia ao produtor.

Entretanto, quando o horticultor for comprar mudas nos viveiros, deve escolher as mais uniformes e com bom tamanho. As de tamanho pequeno devem ser descartadas, assim como as estioladas - estas sofrem maiores injúrias no transplante com máquinas.

Produção nos viveiros

As mudas de hortaliças podem ser produzidas em bandejas de isopor. Isso facilita a semeadura e o manejo, além de possibilitar melhor controle sanitário e nutricional da planta. Da mesma forma, a produção em bandejas facilita o transporte até os produtores. Em geral, são utilizadas bandejas de 200 células. Mas alguns produtores de mudas utilizam bandejas de até 400 células. Nesse caso, elas devem ser adubadas com macro e micronutrientes.

Antes do plantio das mudas nas bandejas, é imprescindível desinfetá-las com solução de hipoclorito de sódio a 2% (submergidas por um minuto).

Transporte até o produtor

Durante o transporte, as mudas devem ser protegidas com plástico apropriado para evitar o processo acelerado de desidratação. Se o trajeto for longo, elas devem ser transportadas em caminhão tipo baú. Para serem levadas ao local de plantio definitivo, elas devem ser protegidas com sombrite e umedecidas, continuamente, o que evita o seu dessecação até o momento de transplante.

Fontes: Canal Rural e Embrapa.

Conheça o Curso a Distância CPT Cultivo Orgânico de Hortaliças - Sistema de Produção, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online - elaborado por Jacimar Luis de Souza, Mestre em Fitotecnia, pela Universidade Federal de Lavras, e Doutor em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa.

Andréa Oliveira 07-07-2017 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.