Passo a passo do processamento de tomate seco em conserva

O procedimento ideal antes da comercialização das conservas é que elas sejam estocadas em local ventilado e sem a incidência de raios solares durante

Recepção

Esta etapa é muito importante para o acompanhamento do processo. Os tomates devem chegar na plataforma de recepção da indústria, em caixas padronizadas, a fim de facilitar sua pesagem. Deve-se anotar, em formulário próprio, o peso da matéria-prima recebida para que, no final do processo se, possa efetuar os cálculos do rendimento.

Lavagem

Para pequenas e médias escalas de produção, a lavagem pode ser realizada em lavadores  de imersão de três estágios. Para tomates, na primeira lavagem, a concentração de cloro ideal é de 100 ppm e o tempo de imersão, de 20 minutos. Depois do primeiro banho por imersão, os tomates são colocadas no segundo tanque onde é feita a remoção das impurezas remanescentes. Este banho também deve ser feito com água tratada numa concentração de cloro de 50 ppm durante 10 minutos. No terceiro estágio, a lavagem é feita sem a adição de cloro.

Seleção

Após a lavagem, os tomates são conduzidos para o interior da fábrica através de uma esteira dotada de bancadas laterais para o trabalho. Dependendo da escala de produção, podem ser transportados em caixas plásticas previamente higienizadas, evitando a recontaminação do produto. Durante a seleção, devem ser retirados os tomates que não estejam perfeitamente maduros, ou seja, aqueles que apresentem partes amarelas ou verdes devem retornar para o armazenamento para que sejam processados em outro lote. Estas operações são feitas manualmente.

Corte e retirada das sementes

Os tomates destinados ao preparo de conserva devem ser cortados ao meio, no sentido longitudinal, com o auxílio de facas de aço inoxidável. As sementes devem ser retiradas com os dedos (com luvas) e aqueles que apresentarem defeitos na pele devem ser trabalhados de tal forma que estas partes sejam retiradas, caso contrário a qualidade do produto final será comprometida.

Salmoura

O teor residual de sal nos tomates deve ser definido em função dos produtos já existentes no mercado ou de acordo com as exigências de um cliente específico. A salmoura é preparada a 5%, ou seja, para cada litro de água, serão adicionados 50 gramas de sal. Coloca-se o sal num recipiente com água, misturando-se até que os cristais fiquem totalmente dissolvidos. Depois de misturada a solução, coloca-se os tomates por 30 minutos.

Desidratação

Depois de retirados da salmoura, os tomates são distribuídos sobre as bandejas de secagem a uma razão de aproximadamente 8 kg/m2. A bandeja de controle deve apresentar a mesma densidade de carregamento uma vez que ela será utilizada para acompanhar o processo e determinar o ponto final da desidratação.

A temperatura do ar de secagem deve ser ajustada para 60 a 65°C e as bandejas devem ser giradas de 180° a cada uma hora para que se reduza o tempo de secagem e se obtenha um teor de umidade final uniforme.

Preparo do tempero

O tipo de tempero a ser utilizado depende do custo final e das exigências do mercado, portanto, uma pesquisa de mercado pode ser interessante na tomada da decisão. Neste trabalho, apresentamos, como sugestão, a seguinte formulação:

- 80% de óleo de girassol, - 20% de azeite de oliva, - orégano, a gosto.

Mistura-se os produtos numa panela, aquecendo-os até atingir a temperatura de 90 graus centígrados. Durante o aquecimento, deve-se mexer o tempero para que sua mistura fique bem homogênea.

Estocagem

O procedimento ideal antes da comercialização das conservas é que elas sejam estocadas em local ventilado e sem a incidência de raios solares durante, pelo menos, 30 dias.

Para mais detalhes a respeito do processamento de tomate seco, instalação de equipamentos, e embalagens, acesse o site www.cpt.com.br , e consulte o Curso Produção de Tomate Seco em Conserva e Shiitake Desidratado, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 24-10-2011 Processamento

Deixe um Comentário

Comentários

Adrielly Brito Eduardo

08-09-2023

Depois de ponto para a comercialização, qual o tempo em media de validade?

Resposta do Portal Tecnologia e Treinamento

11-09-2023

Olá, Adrielly Brito Eduardo! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT