Piscicultores no PR lucram com aumento na produção de tilápias

A criação de tilápias apresenta grande potencial de produção e bom faturamento

Piscicultores no PR lucram com aumento da produção de tilápias

“A tilápia é uma das espécies de peixes mais produtivas, que se adaptam a sistemas relativamente simples de produção. Na criação, podem ser utilizadas estruturas do tipo tanques-rede ou raceways adaptados”, afirma Manuel Vazquez Vidal Junior, professor do Curso CPT a Distância e Online Criação de Tilápias. Não foi mera coincidência que a família Sponchiado investiu, com otimismo, na criação de tilápias.

Tudo começou, há cerca de 30 anos, em Polatina (PR), quando Rosane e Ari Sponchiado, donos de uma propriedade de 22 hectares, decidiram criar tilápias. Como o local contava com uma área alagada, eles aproveitaram para dar o pontapé inicial no novo negócio e, hoje, detêm boa lucratividade. Ari e outros piscicultores da região apostaram no sistema de integração de peixes, assim como muitos produtores o fazem na criação de suínos e aves.

Sponchiado conta com a ajuda da cooperativa local, que lhe garante assistência técnica de qualidade, além de lhe fornecer ração e alevinos. Quando chegam aos 15 dias de vida, os alevinos seguem para tanques descobertos, onde há alimentadores automáticos, que fornecem ração 18 vezes/dia. Cada quilo consumido de ração rende 800 gramas de tilápias. Após 45 dias, cada alevino alcança em torno de 30 gramas de peso.

Os alevinos de tilápia são encaminhados a piscicultores, que produzem tilápias em fase juvenil. Mas para produzir tilápias com bom ganho de peso, apenas as maiores são selecionadas. Com o objetivo de aumentar a produção de tilápias, bem como a rentabilidade do negócio, Ari investiu um bom montante de dinheiro na reforma dos tanques, no calçamento para facilitar o escoamento da produção, nos geradores e na instalação elétrica.

Com isso, Ari alcançou uma produtividade de 108 mil tilápias distribuídas em seis tanques. No primeiro lote, o piscicultor quase obteve retorno do investimento: o faturamento chegou a R$ 60 mil. A meta da família Sponchiado é produzir 70% da capacidade, afirma Ari com satisfação. Para ele, valeu a pena acreditar no potencial de produção das tilápias. Hoje, ele se considera um piscicultor de sucesso.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Piscicultura.

Leia o artigo "6 dicas de alimentação para tilápias".

Fonte: g1.globo.com

Andréa Oliveira 01-03-2019 Aves e Peixes

Faça já o Download Grátis

Download brinde Criação de Peixes em Viveiros Escavados

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.